O patrimônio industrial e o teatro: ocupações de galpões desativados utilizados para práticas cênicas em diferentes conformações espaciais

Autores

  • Evelyn Furquim Werneck Lima

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73170

Palavras-chave:

patrimônio industrial, teatro, configurações espaciais

Resumo

O artigo propõe discutir práticas artísticas, em especial as teatrais, que têm se apropriado de estruturas industriais, portuárias, agrícolas e ferroviárias, partindo de ocupações de diferentes possibilidades espaciais em galpões industriais desativados de valor patrimonial. Tais ocupações buscam assegurar uma relação participativa entre palco e plateia e estabelecem papel relevante na fruição entre o corpo e o espaço, fora do edifício teatral específico. À luz da fundamentação teórica selecionada entre pesquisadores anglo- saxões que elaboram conceitos sobre o tema, tais como Marvin Carlson, Juliet Rufford e Andrew Filmer, a questão argumentativa deste recorte da pesquisa foi investigar como estruturas industriais vêm sendo apropriadas na cena brasileira como espaços de performance de distintas configurações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn Furquim Werneck Lima

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Pesquisadora do CNPq e da Faperj. Autora, entre outros livros, de Edifícios teatrais contemporâneos: impactos urbano- ambientais e sociais nas cidades. Rio de Janeiro: Contracapa/ Faperj, 2022. 

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006 [1938].

BAUGH, Christopher. Theatre, performance and technology: the development of scenography in the twentieth century, Basingstoke and New York: Palgrave Macmillan, 2013.

CARLSON, Marvin. Places of performance: the semiotics of theatre architecture. Ithaca: Cornell University Press,1989.

CARLSON, Marvin. The haunted stage: the theatre as memory machine. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2003.

CASTRIOTA, Leonardo Barci e SOUSA, Vilmar Pereira de. The challenges of the value-based conservation approach: the case of FUNARTE´s refurbishment and expansion programme. In: LIMA, Evelyn Furquim Werneck, DRAGO, Niuxa Dias e LYRA, Carolina (eds.). Architecture, artistic practices and cultural heritage: contemporary reflections, from theory to practice, Rio de Janeiro: Loope Editora/Faperj, 2022.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

Complexo Cultural da Funarte MG. Disponível em <https://www.gov.br/funarte/pt-br/assuntos/espacos-culturais/belo-horizonte-mg/complexo-cultural-funarte-mg>. Acesso em 15 out. 2023.

FILMER, Andrew. Acts of assembly: exibindo espaço de performance na quadrienal de praga de 2023. In: LIMA, Evelyn Furquim Werneck, DRAGO, Niuxa Dias e LYRA, Carolina (eds.) Architecture, artistic practices and cultural heritage: contemporary reflections, from theory to practice, Rio de Janeiro: Loope Editora/Faperj, 2022.

FILMER, Andrew. Backstage space: the place of the performer. Doctoral Thesis. Department of Performance Studies, University of Sydney, 2006.

HANNAH, Dorita. Event-space: theatre architecture and the historical avant-garde. London: Routledge, 2019.

LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Concepções espaciais: o teatro e a Bauhaus. O Percevejo, n. 7, Rio de Janeiro, 1999.

LIMA, Evelyn Furquim Werneck. De fábrica e engenho a espaços teatrais: o Teatro Sesc da Pompeia e o Teatro Engenho Central de Piracicaba como exemplos de restauro crítico no Brasil. Actas do Congresso Internacional de Viollet-le-Duc à Carta de Veneza: teoria e prática de restauro no espaço iberoamericano, Lisboa, LNEC, 2014, v. 1.

LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Factory, street and theatre: two theatres by Lina Bo Bardi. In: FILMER, Andrew & RUFFORD, Juliet (eds.). Performing architectures: projects, practices, pedagogies. London: Bloomsbury Methuen, 2018, v. 1.

LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Edifícios teatrais contemporâneos: impactos urbano-ambientais e sociais nas cidades. Rio de Janeiro: Contracapa/Faperj, 2022.

LIMA, Evelyn Furquim Werneck. A ocupação do Armazém da Utopia na Área Portuária do Rio de Janeiro: entrevista de Luiz Fernando Lobo a Evelyn Furquim Werneck Lima. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 3, Florianópolis, 2022.

LOBO, Luiz Fernando. A mandrágora, de Maquiavel, estreia no Armazém da Utopia (entrevista). Jornal da Fundação Perseu Abramo, 25 out. 2019. Disponível em <https://fpabramo.org.br/2019/10/25/a-mandragora-de-maquiavel-estreia-no-armazem-da-utopia/>. Acesso em 12 dez. 2022.

MNOUCHKINE, Ariane. Um novo porto seguro para o Théâtre du Soleil: entrevista de Ariane Mnouchkine a Luiz Felipe Reis. O Globo Cultura, Rio de Janeiro, 22 jul. 2013.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia: ou Os gregos e o pessimismo. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992 [1872].

PARANHOS, Katia Rodrigues. Arte e experimentação social: O teatro de combate no Brasil contemporâneo. Projeto História, n. 43, São Paulo, dez. 2011.

PICON-VALLIN, Béatrice. Ariane Mnouchkine: introdução, escolha e apresentação dos textos por Béatrice Picon-Vallin. São Paulo: Riocorrente, 2011.

RUFFORD, Juliet. Theatre & architecture. Basingstoke-Nova York: Palgrave Macmillan, 2015.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Furquim Werneck Lima, E. (2023). O patrimônio industrial e o teatro: ocupações de galpões desativados utilizados para práticas cênicas em diferentes conformações espaciais. ArtCultura, 25(47), 142–160. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73170

Edição

Seção

Minidossiê: Entre a História e o Teatro