Percursos sonoros da “Distanteresina”: a moderna canção popular piauiense no interior do debate nacional

Autores

  • Fábio Leonardo Castelo Branco Brito

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68287

Resumo

A configuração do campo de estudos em torno da música popular vem se definindo, no âmbito da escrita da história do Brasil, como parte da virada historiográfica decorrente da ascensão de paradigmas teóricos e metodológicos vinculados à história social e à história cultural em universidades de diferentes regiões do país. Contemplando pesquisas que versam sobre temas diversos dentro desse universo, tais como a polifonia paulistana na década de 19301, o samba e suas conexões com o Estado Novo2, a Tropicália e suas controvérsias3, a chamada “música cafona”4, o rap5 e a música sertaneja6, tais produções permitiram que, para além do eixo Sul-Sudeste, ocorresse uma crescente regionalização do debate que põe sons e sentidos no foco de historiadores.

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Biografia do Autor

Fábio Leonardo Castelo Branco Brito

Doutor em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do curso de graduação em História e do Programa de Pós-graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Autor, entre outros livros, de Visionários de um Brasil profundo: invenções da cultura brasileira em Jomard Muniz de Britto e seus contemporâneos. Teresina: Edufpi, 2018. 

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Castelo Branco Brito, F. L. (2022). Percursos sonoros da “Distanteresina”: a moderna canção popular piauiense no interior do debate nacional. ArtCultura, 24(45), 256–261. https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68287

Edição

Seção

Resenhas