Masculinidades e práticas corporais na obra de Alair Gomes: a série Sonatinas, four feet

Autores

  • Fabiano Pries Devide

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68284

Palavras-chave:

arte, práticas corporais, masculinidades

Resumo

Alair Gomes é um expoente da fotografia brasileira. Sua extensa obra, produzida entre as décadas de 1960 e 1990, integra o acervo de importantes instituições, reconhecida, entre outros aspectos, pelo pioneirismo na abordagem do homoerotismo. Dedicou denotada atenção ao esporte e à ginástica, temas não identificados como emergentes e recorrentes em outros artistas contemporâneos nacionais. Este artigo tem por objetivo discutir as representações sobre as masculinidades expressas em uma de suas séries – Sonatinas, four feet, realizada a partir de 1966 e depositada na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Debruçamo-nos especialmente sobre duas sequências nas quais se destacam homens se exercitando na praia. O que nos chamou atenção foi como as práticas corporais, um campo em que, em geral, a heteronormatividade é consolidada, foram mobilizadas para desestabilizar compreensões hegemônicas e apresentar novos significados do uso do corpo e do exercício da sexualidade.

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Biografia do Autor

Fabiano Pries Devide

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Professor do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF). Autor, entre outros livros, de Estudos de gênero na Educação Física e no esporte. Curitiba: Appris, 2017. 

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Pries Devide, F. (2022). Masculinidades e práticas corporais na obra de Alair Gomes: a série Sonatinas, four feet. ArtCultura, 24(45), 199–217. https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68284

Edição

Seção

Minidossiê – Meandros das artes visuais