Masculinidades e práticas corporais na obra de Alair Gomes: a série Sonatinas, four feet
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68284Palabras clave:
arte, práticas corporais, masculinidadesResumen
Alair Gomes é um expoente da fotografia brasileira. Sua extensa obra, produzida entre as décadas de 1960 e 1990, integra o acervo de importantes instituições, reconhecida, entre outros aspectos, pelo pioneirismo na abordagem do homoerotismo. Dedicou denotada atenção ao esporte e à ginástica, temas não identificados como emergentes e recorrentes em outros artistas contemporâneos nacionais. Este artigo tem por objetivo discutir as representações sobre as masculinidades expressas em uma de suas séries – Sonatinas, four feet, realizada a partir de 1966 e depositada na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Debruçamo-nos especialmente sobre duas sequências nas quais se destacam homens se exercitando na praia. O que nos chamou atenção foi como as práticas corporais, um campo em que, em geral, a heteronormatividade é consolidada, foram mobilizadas para desestabilizar compreensões hegemônicas e apresentar novos significados do uso do corpo e do exercício da sexualidade.
Descargas
Citas
ANDERSON, Eric e MCCORMACK, Mark. Inclusive masculinity theory: overview, reflection and refinement. Journal of Gender Studies, v. 25, n. 5, London, 2016.
ANDERSON, Eric. In the game: gay athletes and the cult of masculinity. New York: State University Press, 2005.
ANDERSON, Eric. Inclusive masculinities: the changing nature of masculinities. Routledge: United Kingdon, 2009.
ANDERSON, Eric. Ortodox and inclusive masculinities: competing masculinities among heterossexual men in a feminized terrain. Sage Journals, v. 48, n. 3, Los Angeles, 2005.
ARAUJO, Tatiana de e BRANDÃO, Cláudia. Sobre questões de gênero e imagens: um olhar sobre Alair Gomes. Uniletras, v. 39, n. 2, Ponta Grossa, 2017.
BARATA, Rodrigo. Alair Gomes e Alvin Baltrop: o voyeurismo e o flaneurismo pornoerótico na fotografia gay dos anos 1970. Dissertação (Mestrado em Artes) – UFPA, Belém, 2013.
CAUJOLLE, Christian. Music on the beach. In: GOMES, Alair. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour l´Art Contemporain, 2001.
CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. 2. ed. São Paulo: Lemos, 2002.
COELHO, Frederico. Ver com olhos livres. Zum, n. 6, Rio de Janeiro, 2014.
CONNELL, Raewyn. Masculinidades. México: Unam-Pueg, 2003.
CONNELL, Raewyn. Políticas de masculinidade. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, Porto Alegre, 1995.
CONNELL, Raewyn. The men and the boys. Australia: Allen & Unwin, 2000.
COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. Anais do Museu Paulista, v. 16, n. 2, São Paulo, 2008.
COSTA, Jurandir A inocência e o vício: estudos sobre o homoerotismo. Relume Dumará: Rio de Janeiro, 2002.
DEVIDE, Fabiano e BATISTA, Renata. O exercício físico na construção da identidade de gênero: por uma masculinidade plural. In: KNIJNIK, Jorge (org.). Gênero e esporte: masculinidades e feminilidades. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010.
DEVIDE, Fabiano. Arte contemporânea, esportes e masculinidades: um diálogo com a obra de Alair Gomes. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, v. 13, São Paulo, 2021.
DEVIDE, Fabiano. Práticas corporais e homoerotismo na obra de Alair Gomes: uma análise das masculinidades na série Beach triptychs. Anais do V Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2021 (edição digital).
DIAS, Cleber, FORTES, Rafael e MELO, Victor de. Sobre as ondas: surfe, juventude e cultura no Rio de Janeiro dos anos 1960. Estudos Históricos, v. 25, n. 49, Rio de Janeiro, 2012.
FAVARETTO, Celso. A contracultura, entre a curtição e o experimental. São Paulo: N-1 edições, 2019.
FIDÉLIS, Gaudêncio (org.). Queermuseu: cartografias da diferença na Arte Brasileira. Rio de Janeiro: Ameav, 2018.
FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL In: GOMES, Alair. Alair Gomes: muito prazer. Rio de Janeiro: FBN, 2016.
GARCIA, Wilton. Homoerotismo & imagem no Brasil. São Paulo: Nojosa/Fapesp, 2004.
GARCIA, Wilton. Arte homoerótica no Brasil: estudos contemporâneos. Gênero, v. 12, n. 2, Niterói, 2012.
GOMES, Alair. Reviravoltas na arte no século XX. Niterói: Eduff, 1995.
GOMES, Alair. Introduction, 1983. In: GOMES, Alair. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour l´Art Contemporain, 2001.
GOMES, Alair. Note on sequencial photographic compositions with multiple suggestions for the sequencing [s./d.]. In: GOMES, Alair. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour l´Art Contemporain, 2001.
GOMES, Alair. The three Sonatinas, four feet..., 1978. In: GOMES, Alair. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour l´Art Contemporain, 2001.
GOMES, Alair. A new sentimental journey segundo Miguel Rio Branco. Rio de Janeiro: Cosac & Naif, 2009.
GOMES, Alair. Reflexões críticas e sinceras sobre a fotografia, 1976. Zum (suplemento), n. 6, Rio de Janeiro, 2014.
GOMES, Alair. Zum, n. 6, Rio de Janeiro (entrevista concedida a Joaquim Paiva, em 1983, e publicada em 22 ago. 2014). Disponível em <https://revistazum.com.br/revista-zum_6/alair-gomes-joaquim-paiva/>.
GOMES, Alair. Excertos dos diários [s./d.] In: CHIODETTO, Eder. Alair Gomes: percursos. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2017.
GOMES, Aline. A fotografia de Alair Gomes: o fascínio pelo corpo masculino. Anais do VI Encontro de História da Arte, Campinas, Unicamp, 2010.
GOMES, Aline. Alair Gomes: Glimpses of America e a Praça da República. Anais do X Encontro de História da Arte, Campinas, Unicamp, 2014.
GOMES, Aline. A fotografia de Alair Gomes. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Unicamp, Campinas, 2017.
GREEN, James. Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil no século XX. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2019.
HERKENHOFF, Paulo. Melody of desire: the art of Alair Gomes. In: GOMES, Alair. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour l´Art Contemporain, 2001.
LIMA, Ivaldo G. de. O gênero da fotografia: da intersubjetividade à intercoporalidade na obra de Alair Gomes. Revista de Estudios Brasileños, v. 4, n. 8, Salamanca, 2017.
MAUAD, Ana Maria. Fotografia e história: possibilidades de análise. In: CIAVATTA, Maria e ALVES, Nilda (orgs.). A leitura de imagens na pesquisa social: história, comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2004.
MELO, Victor de. Esporte, lazer e artes plásticas: diálogos. Rio de Janeiro: Apicuri, 2009.
MONTEIRO, Marko. Masculinidades em revista: 1960-1990. In: DEL PRIORE, Mary e AMANTINO, Marcia (orgs.). História dos homens no Brasil. Rio Claro: Unesp, 2013.
PEREIRA, Bruno. Heterotipias do (in)desejável: conjugando espaços e sexualidades a partir da fotografia de Alair Gomes. Periódicus, v. 1, n. 8, Salvador, 2018.
PEREIRA, Bruno. O que pode uma sinfonia visual? Alair Gomes, fotografia e o corpo masculino para além da moldura heteronormativa. Anais Fazendo Gênero 11, Florianópolis, UFSC, 2017.
PEREIRA, Bruno. Symphony of erotic icons: erotismo e o corpo masculino na fotografia de Alair Gomes. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Unesp, Assis, 2017.
PITOL, André. “Ask me to send these photos to you”: a produção artística de Alair Gomes nos Estados Unidos. ARS, ano 15, n. 31, São Paulo, 2017.
PITOL, André. Alair Gomes: fotografia, crítica de arte e discurso da sexualidade. Disponível em <https://www.academia.edu/32143895/Alair_Gomes_Fotografia_Cr%C3%ADtica_de_Arte_e_Sexualidade>. 2013.
PITOL, André. Os escritos críticos de Alair Gomes sobre arte: uma leitura introdutória. Anais do XII Encontro de História da Arte, Campinas, Unicamp, 2017.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SANTOS, Alexandre. Alair Gomes: um voyeur natural. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura, 2008.
SANTOS, Alexandre. Duane Michals e Alair Gomes: documentos de si e escritas pessoais na arte contemporânea. ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte, v. 10, n. 16, Uberlândia, 2008.
SANTOS, Alexandre. À sombra dos rapazes em flor. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 4, n. 40, Rio de Janeiro, 2009.
SANTOS, Alexandre. “Tudo é permitido”: a escrita literário-filosófica como fundamento da criação artística de Alair Gomes. Anais do 24º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Santa Maria, Anpap/UFSM, 2015.
SANTOS, Alexandre. A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a melancolia do corpo-outro. Porto Alegre: Funarte/Editora UFRGS, 2018.
TACCA, Paula. A “fotografia expandida” nos museus de arte moderna: experiências do MoMA de Nova Iorque e do MAM de São Paulo. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História, Florianópolis, Anpuh, 2015.
TREVISAN, João Silvério Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil da Colônia à atualidade. 4. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.
VASQUEZ, Pedro. A janela indiscreta de Alair Gomes. Zum, n. 6, Rio de Janeiro, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.