Fotografias da Exposição Colonial Portuguesa de 1934: uma afirmação política do regime salazarista

Autores

  • Marcus Vinicius de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68283

Palavras-chave:

fotografia, arquivo, Exposição Colonial Portuguesa

Resumo

A fotografia teve um importante papel na elaboração da experiência colonial na metrópole, uma vez que foi usada para documentar as ações desenvolvidas pelo próprio colonialismo em seus diferentes arcos de atuação e afirmar seus ideais políticos, fundamentalmente aqueles que associavam a nacionalidade portuguesa a um “dom de colonizar o mundo”. Nesse sentido, o artigo propõe analisar o número da revista Civilização dedicado à Exposição Colonial Portuguesa de 1934 para avaliar de que forma as imagens fotográficas presentes na edição ampliaram as mensagens de propaganda colonial do regime em um momento de construção do colonialismo no Estado Novo. Essas fontes visuais não ficaram restritas àquele período e, ao serem disponibilizadas on-line atualmente, continuam a promover experiências coloniais de uma forma distinta de interação do público com a fotografia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius de Oliveira

Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista do CNPq. Autor de À sombra do colonialismo: fotografia, circulação e o projeto colonial português (1930-1951). São Paulo: Letra e Voz, 2021. 

Referências

CASTELO, Cláudia. “O modo português de estar no mundo”: o luso-tropicalismo e a ideologia colonial portuguesa, 1933-1961. Porto: Afrontamento, 1998.

Civilização, n. 69, Lisboa-Porto, jun. 1934.

Diário do Governo, 1ª série, Lisboa, n. 83, 11 abr. 1933.

EDWARDS, Elizabeth e HART, Janice. Photographs objects histories: on the materiality of images. London-New York: Routledge, 2004.

GALVÃO, Henrique. O que será a Primeira Exposição Colonial Portuguesa. Regulamento Geral da Primeira Exposição Colonial Portuguesa, Porto, 1933.

LÉONARD, Yvés. O império colonial salazarista. In: BETHENCOURT, Francisco e CHAUDHURI, Kirti. História da expansão portuguesa: último Império e Recentramento (1930-1998). Lisboa: Círculo de Leitores e Autores, 1998.

MARTINS, Leonor Pires. Um império de papel: imagens do colonialismo português na imprensa periódica ilustrada (1875-1940). Lisboa: Edições 70, 2012.

MAUAD, Ana Maria. Sobre as imagens na História, um balanço de conceitos e perspectivas. Revista Maracanan, v. 12, n.14, Rio de Janeiro, 2016.

MAUAD, Ana Maria, SANTHIAGO, Ricardo e BORGES, Viviane Trindade (orgs.). Que história pública queremos?: what public history do we want? São Paulo: Letra e Voz, 2018.

MAUAD, Ana Maria. Isso não é uma janela: uma fotografia e sua história. In: SCHIAVINATTO, Iara e MENESES, Patrícia D. (orgs.). A imagem como experimento: debates contemporâneos do olhar. Vitória: Milfontes, 2020, v. 1.

MCCLINTOCK, Anne. Couro imperial: raça, gênero e sexualidade no embate colonial. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

MONTEIRO, Armindo. Diretrizes duma política ultramarina. Boletim Geral das Colónias, número especial. Conferência dos Governadores Coloniais, v. 9, n. 97, Lisboa, 1933.

OLIVEIRA, Marcus Vinicius de. À sombra do colonialismo: fotografia, circulação e projeto colonial. São Paulo: Letra e Voz, 2021.

ROSAS, Fernando. O Estado Novo (1926-1974). In: MATTOSO, José (dir.). História de Portugal, v. VII. Lisboa: Estampa, 1994.

ROSAS, Fernando. O salazarismo e o novo homem: ensaio sobre o Estado Novo e a questão do totalitarismo. Análise Social, v. XXXV, n. 157, Lisboa, 2001.

SERÉN, Maria do Carmo. O Porto e seus fotógrafos. Porto: Porto Editora, 2001.

SHOHAT, Ella e STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo: CosacNaify, 2006.

TAGG, John. The burden of representation: essays on photographies and histories. Mineapolis: University of Minesota Press, 1988.

THOMAZ, Omar. Ecos do Atlântico Sul: representações sobre o terceiro império português. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/Fapesp, 2002.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

de Oliveira, M. V. (2022). Fotografias da Exposição Colonial Portuguesa de 1934: uma afirmação política do regime salazarista. ArtCultura, 24(45), 178–198. https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68283

Edição

Seção

Minidossiê – Meandros das artes visuais