Fotografias da Exposição Colonial Portuguesa de 1934: uma afirmação política do regime salazarista

Autores

  • Marcus Vinicius de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68283

Palavras-chave:

fotografia, arquivo, Exposição Colonial Portuguesa

Resumo

A fotografia teve um importante papel na elaboração da experiência colonial na metrópole, uma vez que foi usada para documentar as ações desenvolvidas pelo próprio colonialismo em seus diferentes arcos de atuação e afirmar seus ideais políticos, fundamentalmente aqueles que associavam a nacionalidade portuguesa a um “dom de colonizar o mundo”. Nesse sentido, o artigo propõe analisar o número da revista Civilização dedicado à Exposição Colonial Portuguesa de 1934 para avaliar de que forma as imagens fotográficas presentes na edição ampliaram as mensagens de propaganda colonial do regime em um momento de construção do colonialismo no Estado Novo. Essas fontes visuais não ficaram restritas àquele período e, ao serem disponibilizadas on-line atualmente, continuam a promover experiências coloniais de uma forma distinta de interação do público com a fotografia

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Biografia do Autor

Marcus Vinicius de Oliveira

Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista do CNPq. Autor de À sombra do colonialismo: fotografia, circulação e o projeto colonial português (1930-1951). São Paulo: Letra e Voz, 2021. 

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

de Oliveira, M. V. (2022). Fotografias da Exposição Colonial Portuguesa de 1934: uma afirmação política do regime salazarista. ArtCultura, 24(45), 178–198. https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68283

Edição

Seção

Minidossiê – Meandros das artes visuais