Uma canção é muito mais que uma canção

Autores

  • Adalberto Paranhos

Resumo

Uma canção, a rigor, é um artefato cultural que mobiliza, muitas vezes, toda uma extensa rede de sujeitos que operam de distintas formas no seu processo de fabricação. São variados os anéis da cadeia de criação artística que se enlaçam desde a composição de uma obra, sua produção, as performances vocais, visuais, instrumentais, passando pela sua divulgação e, por fim, pela recepção, responsável, em última análise, pelos sentidos que acabam sendo incorporados socialmente a ela. Lugar de coabitação de diferentes linguagens, a canção popular não se oferece necessariamente ao público, de imediato, como um objeto de fácil decifração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. 3. ed. São Paulo-Brasília: Martins/INL, 1972.

DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MIDDLETON. Richard. Studying popular music. Philadelphia, Open University Press, 1990.

SMALL, Christopher. El musicar: un ritual en el espacio social. Trans: Revista Transcultural de Música, s. l., n. 4 [s./n], 1999. Disponível em <https://www.sibetrans.com/trans/articulo/252/el-musicar-un-ritual-en-el-espacio-social>.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Paranhos, A. (2022). Uma canção é muito mais que uma canção. ArtCultura, 24(45), 7–8. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/68250

Edição

Seção

Dossiê – Música para além da música