Os conjuntos regionais e o som do choro: a caracterização da performance no acompanhamento do choro

Autores

  • Felipe Ferreira de Paula Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v21-n38-2019-50169

Palavras-chave:

choro, conjunto regional, performance

Resumo

O trabalho tem por objetivo discutir o processo de formação do conjunto regional e como esse processo influenciou na formação de um modelo de performance no acompanhamento do choro. Propõe-se uma perspectiva histórica fundamentada nos fonogramas de choro desde o surgimento dos grupos e dos duos de violões, no início do século XX, à consolidação desse conjunto na década de 1930/1940, com o regional do Benedito lacerda. Uma das características principais da abordagem é o foco no modo de acompanhar dos duos de violão no contexto do conjunto regional, criando um modelo de performance que se formou e consolidou junto ao desenvolvimento do choro como uma prática musical inserida na então emergente indústria fonográfica. A principal fundamentação teórica para as análises das gravações foi o conceito de som, proposto por Delalande, que compreende como as mídias e a fonofixação permitem uma nova escuta do som, ampliando a concepção de timbre e da própria performance.

 

Downloads

Biografia do Autor

  • Felipe Ferreira de Paula Pessoa

    Mestre em Música pela Universidade de Brasília (UNB). Doutorando em História pela mesma Universidade. Professor da Escola de Música de Brasília (CEP-EMB).

Referências

CABRAL, Sérgio. Pixinguinha: vida e obra. Rio de Janeiro: Funarte, 1978.

CORRÊA, Roberto. A arte de pontear viola. 2. ed. Brasília: Viola Corrêa, 2002.

CAZES, Henrique. Choro: do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998.

DELALANDE, François. De uma tecnologia a outra: cinco aspectos de uma mutação da música e suas consequências estéticas, sociais e pedagógicas. In: VALENTE, Heloísa (org.) Música e mídia: novas abordagens sobre a canção. São Paulo: Via Lettera/Fapesp, 2007.

DINIZ, André. Almanaque do choro. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

PINTO, Alexandre Gonçalves. O choro: reminiscências dos chorões antigos. Rio de Janeiro: Typografia Glória, 1936.

TINHORÃO, José Ramos. Música popular: do gramofone ao rádio e TV. São Paulo: Ática, 1981.

Downloads

Publicado

12-06-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os conjuntos regionais e o som do choro: a caracterização da performance no acompanhamento do choro. (2019). ArtCultura, 21(38), 163-179. https://doi.org/10.14393/artc-v21-n38-2019-50169