Os conjuntos regionais e o som do choro: a caracterização da performance no acompanhamento do choro

Autores

  • Felipe Ferreira de Paula Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v21-n38-2019-50169

Palavras-chave:

choro, conjunto regional, performance

Resumo

O trabalho tem por objetivo discutir o processo de formação do conjunto regional e como esse processo influenciou na formação de um modelo de performance no acompanhamento do choro. Propõe-se uma perspectiva histórica fundamentada nos fonogramas de choro desde o surgimento dos grupos e dos duos de violões, no início do século XX, à consolidação desse conjunto na década de 1930/1940, com o regional do Benedito lacerda. Uma das características principais da abordagem é o foco no modo de acompanhar dos duos de violão no contexto do conjunto regional, criando um modelo de performance que se formou e consolidou junto ao desenvolvimento do choro como uma prática musical inserida na então emergente indústria fonográfica. A principal fundamentação teórica para as análises das gravações foi o conceito de som, proposto por Delalande, que compreende como as mídias e a fonofixação permitem uma nova escuta do som, ampliando a concepção de timbre e da própria performance.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Ferreira de Paula Pessoa

Mestre em Música pela Universidade de Brasília (UNB). Doutorando em História pela mesma Universidade. Professor da Escola de Música de Brasília (CEP-EMB).

Referências

CABRAL, Sérgio. Pixinguinha: vida e obra. Rio de Janeiro: Funarte, 1978.

CORRÊA, Roberto. A arte de pontear viola. 2. ed. Brasília: Viola Corrêa, 2002.

CAZES, Henrique. Choro: do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998.

DELALANDE, François. De uma tecnologia a outra: cinco aspectos de uma mutação da música e suas consequências estéticas, sociais e pedagógicas. In: VALENTE, Heloísa (org.) Música e mídia: novas abordagens sobre a canção. São Paulo: Via Lettera/Fapesp, 2007.

DINIZ, André. Almanaque do choro. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

PINTO, Alexandre Gonçalves. O choro: reminiscências dos chorões antigos. Rio de Janeiro: Typografia Glória, 1936.

TINHORÃO, José Ramos. Música popular: do gramofone ao rádio e TV. São Paulo: Ática, 1981.

Downloads

Publicado

2019-06-12

Como Citar

Ferreira de Paula Pessoa , F. . (2019). Os conjuntos regionais e o som do choro: a caracterização da performance no acompanhamento do choro. Artcultura, 21(38), 163–179. https://doi.org/10.14393/artc-v21-n38-2019-50169

Edição

Seção

Artigos