Crimes da paixão: valores morais e normas de conduta na música popular brasileira

Autores

  • Maria Amélia Garcia de Alencar

Resumo

Após breve reconstituição da gênese das relações de gênero no Brasil, o artigo se detém nas primeiras décadas do século XX, quando as mulheres começaram a reescrever sua história através da reivindicação de direitos iguais e participação em espaços públicos. Neste mesmo período reforçavam-se, através da legislação e da cultura popular — no caso as canções sertanejas — valores tradicionais que reafirmavam a honra feminina como constitutiva da honra da nação. Portanto, o texto relaciona os discursos sobre as questões de gênero com a reorientação do Estado republicano. Este, ao tomar a família, espaço de poder feminino, como célula fundamental da organização social, gestava os discursos que visavam ao controle sobre as ações das mulheres.

PALAVRAS-CHAVE: relações de gênero; Estado; violência contra a mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Amélia Garcia de Alencar

Doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB). Professora dos Departamentos de História da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Católica de Goiás (UCG). Organizadora do livro A história da História. 2. ed. Goiânia: Editora da UCG, 2005.

Downloads

Como Citar

Garcia de Alencar, M. A. (2007). Crimes da paixão: valores morais e normas de conduta na música popular brasileira. ArtCultura, 8(13). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40228

Edição

Seção

História & Música Popular