Divulgação científica, imagem e modernização: o papel da Revista Politécnica na definição das instituições de ciência em São Paulo
Resumo
Esse artigo trata do papel da divulgação científica no estado de São Paulo no início do século XX. Para tanto, procura analisar a atuação da Revista Politécnica em seus primeiros anos. Fundada pelos estudantes da Escola Politécnica, ela assumiu o caráter de principal defensora da instituição em seus primórdios. O órgão criou uma estratégia peculiar de publicação para a ampliação de um público apreciador de discussões sobre ciência e foi também responsável pela consolidação de algumas ideias sobre o próprio conceito de saber científico. Para isso, a revista se valeu do amplo uso de imagens em sua primeira fase, aproximando a realidade cotidiana do município de São Paulo dos debates científicos travados em suas páginas. Essa escolha garantiu à Revista Politécnica um espaço importante no debate sobre políticas públicas na cidade e no estado de São Paulo.
Palavras-chave: divulgação científica; imagem; instituições de ensino superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.