A revista Literatura: entre autonomia e engajamento intelectual (1946-1948)
Resumo
O propósito deste artigo é analisar a revista Literatura, que circulou no Rio de Janeiro de setembro de 1946 a outubro de 1948. Dirigida por Astrojildo Pereira, um dos fundadores do Partido Comunista no Brasil, a publicação apresentava uma proposta militante num momento político marcado pelo processo de redemocratização. Busco neste estudo identificar os objetivos e as principais características de Literatura e apontar as diferenças e matizes que permitem ter um entendimento das relações entre cultura e política por meio de uma revista que pretendia dedicar-se ao estudo da literatura nacional e estrangeira, mas que não deixava de assumir posições políticas abertas.
Palavras-chave: literatura; intelectuais comunistas; ABDE.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.