A revista Literatura: entre autonomia e engajamento intelectual (1946-1948)

Autores

  • Ana Amelia M. C. de Melo

Resumo

O propósito deste artigo é analisar a revista Literatura, que circulou no Rio de Janeiro de setembro de 1946 a outubro de 1948. Dirigida por Astrojildo Pereira, um dos fundadores do Partido Comunista no Brasil, a publicação apresentava uma proposta militante num momento político marcado pelo processo de redemocratização. Busco neste estudo identificar os objetivos e as principais características de Literatura e apontar as diferenças e matizes que permitem ter um entendimento das relações entre cultura e política por meio de uma revista que pretendia dedicar-se ao estudo da literatura nacional e estrangeira, mas que não deixava de assumir posições políticas abertas.

Palavras-chave: literatura; intelectuais comunistas; ABDE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Amelia M. C. de Melo

Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coorganizadora do livro Aproximações: cultura e política. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2013.

Downloads

Publicado

30-11-2016

Como Citar

de Melo, A. A. M. C. (2016). A revista Literatura: entre autonomia e engajamento intelectual (1946-1948). ArtCultura, 17(31). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/36647

Edição

Seção

Artigos