"Entrelaçamentos conflitantes": a Filadélfia, o Parque Nacional da Independência Americana e Benjamin Franklin
Resumo
Quais são as relações possíveis entre uma cidade, um parque temático e um ator social dentro da seara patrimonial? É sobre esses entrelaçamentos que este artigo se debruça, apontando como a alteração da paisagem urbana da Filadélfia, nos Estados Unidos, foi processada de maneira a exaltar os feitos atrelados ao nascimento da nação estadunidense e, dentro desses, a ação do diplomata, inventor, educador e founding father Benjamin Franklin. Dessa forma, os conflitos que são inerentes ao campo preservacionista podem ser acompanhados em um território que, a despeito de ser visto como homogêneo, deflagra relações densas no que tange à memória e à urbanidade.
Palavras-chave: Estados Unidos; Parque da Independência; memória.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.