“Em busca…” da história da circulação das ficções de grande consumo
Resumo
A história literária tem sido longamente marcada pela primazia da escala nacional, engessada pelo peso do conceito de construção de “comunidades imaginadas” difundido por Benedict Anderson. Essa perspectiva tem frequentemente levado a negligenciar o aspecto internacional de um comércio do livro que responde, todavia, às mesmas lógicas de expansão capitalista de outros mercados. Tal crescimento do perímetro de estudo obriga a atingir um “além do texto”, mobilizar arquivos inéditos, mas também forjar novas ferramentas. A ambição “globalizante” da história da edição pode aqui achar relações e ressonâncias no estudo das circulações das mídias para ultrapassar o quadro das monografias ou das histórias cruzadas e colocar em pauta processos complexos, oferecer visões globais das mobilidades literárias e ampliar a singularidade de tempo e espaço que ela considera. Com esse objetivo, analisamos em termos quantitativos e qualitativos a trajetória de duas obras literárias ao longo do século XX: o romance seriado popular Fantômas e o romance canônico Du côté de chez Swann.
Palavras-chave: cultura midiática; cultura popular; história global.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.