Das culturas populares à cultura midiática
Resumo
Desde meados do século XIX, a questão da cultura voltada à maioria torna-se um importante desafio político, ideológico e estético. Anátemas foram lançados, conceitos propostos e discutidos. Esses debates foram retomados um século mais tarde quando a história e as ciências sociais começaram a se interessar mais intensamente por tais questões. Cultura popular, cultura de massa, cultura midiática se converteram em novos campos de batalha onde se enfrentaram, novamente, as abordagens estéticas, ideológicas e científicas. Propomos aqui traçar uma cartografia dessas discussões. insistindo na parte que cabe aos historiadores e apontando os principais avanços realizados no estudo da cultura dirigida ao grande público.
Palavras-chave: cultura midiática; cultura popular; cultura de massa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.