A Amazônia transfigurada no teatro de João de Jesus Paes Lureiro

Autores

  • Relivaldo Pinho

Resumo

A obra artística e teórica de João de Jesus Paes Loureiro é uma das mais representativas da contemporaneidade amazônida. Nela se situa seu trabalho como dramaturgo, que ainda é praticamente inédito como objeto de análise. É a isso, analisá-lo, que este texto se propõe. Ver-se-á que o núcleo desse teatro é a Amazônia, especialmente em aspectos relacionados ao seu imaginário e à sua história, mas se perceberão também os variados diálogos com outras fontes – sobretudo a grega –, com as contribuições teóricas em geral e a teoria teatral em particular. Esses elementos se entrecruzam para formar uma dramaturgia fundamentada em uma concepção na qual real e imaginário amazônicos se inter-relacionam e compõem uma representação da região que pode ser tomada como alegoria, como crítica e, acima de tudo, como uma Amazônia imageticamente transfigurada em sua exibição.

Palavras-chave: João de Jesus Paes Loureiro; Amazônia; teatro da Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Relivaldo Pinho

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Departamento de Comunicação Social e do Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (Unama). Autor, entre outros livros, de Amazônia, cidade e cinema em Um dia qualquer e Ver-o-peso. Belém: Instituto de Artes do Pará, 2012.

Downloads

Publicado

2016-05-06

Como Citar

Pinho, R. (2016). A Amazônia transfigurada no teatro de João de Jesus Paes Lureiro. ArtCultura, 16(29). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/34255

Edição

Seção

Dossiê: Palco & Página: História & Teatro