A Amazônia transfigurada no teatro de João de Jesus Paes Lureiro
Resumo
A obra artística e teórica de João de Jesus Paes Loureiro é uma das mais representativas da contemporaneidade amazônida. Nela se situa seu trabalho como dramaturgo, que ainda é praticamente inédito como objeto de análise. É a isso, analisá-lo, que este texto se propõe. Ver-se-á que o núcleo desse teatro é a Amazônia, especialmente em aspectos relacionados ao seu imaginário e à sua história, mas se perceberão também os variados diálogos com outras fontes – sobretudo a grega –, com as contribuições teóricas em geral e a teoria teatral em particular. Esses elementos se entrecruzam para formar uma dramaturgia fundamentada em uma concepção na qual real e imaginário amazônicos se inter-relacionam e compõem uma representação da região que pode ser tomada como alegoria, como crítica e, acima de tudo, como uma Amazônia imageticamente transfigurada em sua exibição.
Palavras-chave: João de Jesus Paes Loureiro; Amazônia; teatro da Amazônia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.