Da dietética à gastronomia regional portuguesa: um estudo de caso
Resumo
A gastronomia regional esteve ausente dos primeiros receituários. Começou a emergir quando os regimes políticos, com base em seus projectos governativos, passaram a valorizar os âmbitos regional e local em busca de especificidades com fins utilitários, quer económicos quer culturais. Desse modo, é impossível entender a gastronomia regional se ela não for enquadrada num amplo conjunto de opções que são em primeiro lugar políticas. Contudo, a identificação dos produtos locais e o nascimento do conceito de gastronomia tiveram um desenvolvimento anterior que ajudou a fundamentar as opções da actualidade.
palavras-chave: Aveiro; dietética; gastronomia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.