Cantando suas saudades, Elis inventa um país
Resumo
Saudade do Brasil foi um espetáculo concebido por Elis Regina e César Camargo Mariano. Por meio de canções, construía-se uma trama que, encenada por Elis e sua trupe, contava a história recente do país, além de elaborar reflexões sobre a identidade brasileira. Mais que isso: pela forma como a narrativa do espetáculo focava memórias, redescobria-se, ou mesmo recriava-se, o Brasil. Entendendo a memória como uma construção seletiva, busca-se neste texto refletir sobre as maneiras como o espetáculo Saudade do Brasil representou a nossa história, aí compreendido o período da ditadura militar. Soma-se a isso a percepção da importância da performance nas atribuições de sentidos ao repertório de canções que engendram a narrativa desse show.
palavras-chave: Elis Regina; Saudade do Brasil; memória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.