Os primeiros festivais da Nova Canção Chilena e a invenção de um movimento musical
Resumo
A associação direta entre o I Festival de la Nueva Canción Chilena — ocorrido em Santiago em julho de 1969 — e a consolidação do movimento homônimo se tornou um lugar-comum na bibliografia dedicada à temática. Com base na análise do contexto em que o evento foi realizado, de sua programação e sua repercussão, buscaremos relativizar essa identificação automática, argumentando que o termo Nueva Canción Chilena (Nova Canção Chilena) foi alvo de diferentes interpretações naquele momento. A nosso ver, foi a partir do II Festival, em 1970, que veio à tona a intenção de diferenciar certa tendência musical das demais propostas voltadas à renovação do repertório de inspiração folclórica, o que estava relacionado ao engajamento de determinados músicos na campanha eleitoral e no governo de Salvador Allende (1970-73).
palavras-chave: Festival de la Nueva Canción Chilena; Nova Canção Chilena; neofolklore.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.