Os primeiros festivais da Nova Canção Chilena e a invenção de um movimento musical

Autores

  • Natália Ayo Schmiedecke

Resumo

A associação direta entre o I Festival de la Nueva Canción Chilena — ocorrido em Santiago em julho de 1969 — e a consolidação do movimento homônimo se tornou um lugar-comum na bibliografia dedicada à temática. Com base na análise do contexto em que o evento foi realizado, de sua programação e sua repercussão, buscaremos relativizar essa identificação automática, argumentando que o termo Nueva Canción Chilena (Nova Canção Chilena) foi alvo de diferentes interpretações naquele momento. A nosso ver, foi a partir do II Festival, em 1970, que veio à tona a intenção de diferenciar certa tendência musical das demais propostas voltadas à renovação do repertório de inspiração folclórica, o que estava relacionado ao engajamento de determinados músicos na campanha eleitoral e no governo de Salvador Allende (1970-73).

palavras-chave: Festival de la Nueva Canción Chilena; Nova Canção Chilena; neofolklore.

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Publicado

22-06-2015

Como Citar

Schmiedecke, N. A. (2015). Os primeiros festivais da Nova Canção Chilena e a invenção de um movimento musical. ArtCultura, 16(28). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30606

Edição

Seção

Dossiê