A rota dos entremezes: entre Portugal e Brasil

Autores

  • Orna Messer Levin

Resumo

Este trabalho tenta acompanhar a presença do entremez no Brasil, a partir da reconstituição histórica de sua popularização como gênero teatral nos teatros portugueses, durante os séculos XVI e XVIII, e de sua disseminação enquanto gênero editorial como resultado do crescimento da atividade tipográfica e da leitura de folhetos impressos. O estudo assinala a presença do entremez no âmbito dos textos publicados em folhetos de cordel e analisa de que modo a prática da leitura de peças de teatro foi decisiva para a afirmação do gosto pela comédia popular, da qual se originou o modelo da comédia brasileira. O caso das traduções de Molière para o português exemplifica a força exercida pelo entremez sobre os autores portugueses e brasileiros que consagraram o sucesso da fórmula popular junto aos leitores.

PALAVRAS-CHAVE: teatro português; teatro brasileiro; entremez; história da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orna Messer Levin

Doutora em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Instituto de Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-graduação em Teoria e História Literária da Unicamp. Pesquisadora do CNPq. Autora, entre outros livros, de Aluísio Azevedo. Rio de Janeiro-São Paulo: Academia Brasileira de Letras/Imprensa Oficial, 2013.

Downloads

Publicado

2015-03-05

Como Citar

Levin, O. M. (2015). A rota dos entremezes: entre Portugal e Brasil. ArtCultura, 15(27). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29344

Edição

Seção

História & Teatro