"Você não está comprando banana": significados e consumo do artesanato do Vale do Jequitinhonha
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os diferentes significados que os consumidores do artesanato do Vale do Jequitinhonha atribuem às peças produzidas pelos artesãos regionais. O Vale do Jequitinhonha, região situada no nordeste de Minas Gerais, se destaca no cenário nacional pela diversidade de sua produção artesanal, especialmente pela elaboração estética do artesanato em argila. Diante das transformações trazidas pela globalização, os artesãos do Jequitinhonha conseguem um equilíbrio entre a tradição e as demandas advindas do mercado, uma vez que cada consumidor atribui um significado ou um sentido às peças, atuando algumas vezes como co-autor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.