A inserção da bateria na música popular brasileira: aspectos musicais e representações estéticas

Authors

  • Leandro Barsalini Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp

Abstract

A incorporação do instrumento bateria na música brasileira aconteceu no mesmo período em que o samba se consolidou como gênero de música popular. A partir da utilização da bateria, alguns padrões de execução do ritmo foram desenvolvidos como forma de adaptar ou substituir o característico agrupamento de instrumentos de percussão. Assim, o caráter coletivo da execução em instrumentos considerados típicos do samba - como surdo e tamborim - passou a ser muitas vezes substituído pela execução individual na bateria. Com base na análise de exemplos musicais, é possível apontar algumas implicações desse processo de redução da percussão em determinados estilos do samba urbano carioca e identificar algumas ressonâncias que ideários modernizadores, adotados por parte da intelectualidade nacional, imprimiram na música popular. Isso parece ter agregado representações simbólicas extramusicais, relacionadas à noção de modernização e, em muitos casos, à adaptação a modelos considerados mais "refinados" de execução do samba, por meio de orquestrações que valorizavam a presença dos sopros e até mesmo das cordas, em detrimento da própria percussão.

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Author Biography

  • Leandro Barsalini, Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp
    Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutorando em Música pela Unicamp. Professor de Instrumento (Bateria) e Rítmica no Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Músico.

Published

2013-03-19

Issue

Section

Dossiê: História & Música Popular

How to Cite

A inserção da bateria na música popular brasileira: aspectos musicais e representações estéticas. (2013). ArtCultura, 14(24). https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22117