Segmentação e consumo: a produção fonográfica brasileira - 1965/1999

Autores

  • Eduardo Vicente

Resumo


Esse texto busca oferecer uma visão geral da produção fonográfica brasileira desenvolvida entre os anos de 1965 e 1999. A partir de levantamentos estatísticos produzidos pelo Nopem, é desenvolvida aqui uma classificação dessa produção em diferentes segmentos, uma breve descrição do surgimento e da dinâmica de cada um deles, bem como, em alguns casos, uma análise mais detalhada de suas características e desenvolvimento. A apresentação dos dados é acompanhada, no sentido de sua melhor contextualização, por uma breve discussão acerca do cenário geral da indústria.

PALAVRAS-CHAVE: música popular brasileira; indústria fonográfica; consumo musical.

ABSTRACT

This text offers a general overview on the Brazilian phonographic industry between de years of 1965 and 1999. Statistical researches performed by Nopem provide the parameters for classifying the musical production of the mentioned period in different segments, besides a brief description of the creation and dynamics of each segment. A more detailed analysis of the characteristics and development also takes place in some cases. The data presentation is accompanied with a brief discussion on the general phonographic industry scenario for a better contextualization of the subject.

KEYWORDS:
Brazilian popular music; phonographic industry; musical consumption.

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Publicado

2008-12-04

Como Citar

Vicente, E. (2008). Segmentação e consumo: a produção fonográfica brasileira - 1965/1999. Artcultura, 10(16). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1500

Edição

Seção

Minidossiê Música & Indústria Fonográfica