O campo da MPB e o mercado moderno de música no Brasil: do nacional-popular à segmentação contemporânea

Autores

  • Rita de Cássia Lahoz Morelli

Resumo

O artigo trata das questões interligadas da constituição e desconstituição do campo da música popular brasileira e da implantação de um mercado moderno de música popular no Brasil, com destaque para as décadas de 1970, 1980 e 1990. Sustenta a tese segundo a qual a música popular brasileira, mesmo após a modernização do mercado, teria permanecido ligada a um conteúdo de origem nacional-popular, dada a permanência de sua relação com o longo processo de construção de uma nação moderna e democrática no País. Por outro lado, lança a hipótese de que, findo esse processo, o vínculo com esse conteúdo não tenha sido substituído pelo vínculo com o conteúdo internacional-popular conceituado desde muito antes por Renato Ortiz para outros campos da produção cultural brasileira, e sim pela fragmentação pós-moderna.



PALAVRAS-CHAVE: música popular; mercado fonográfico; construção da nação.

ABSTRACT

This article works on the related questions of the establishment and disestablishment of the Brazilian popular music's camp and the implantation of a popular music's modern market in the country. It argues that the Brazilian popular music, even after market's modernization, would have remained connected with a content of national-popular extraction, because of the persistence of its connection with the long process of building a modern and democratic nation in the country. Otherwise, it introduces the hypothesis that, ended this process, the connection with this content has not been substituted for a connection with the international-popular content realized since many time by Renato Ortiz to understand others Brazilian cultural production's camps, because it has been replaced by post-modern fragmentation.

KEYWORDS:
popular music; phonographic market; nation-building.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-04

Como Citar

de Cássia Lahoz Morelli, R. (2008). O campo da MPB e o mercado moderno de música no Brasil: do nacional-popular à segmentação contemporânea. ArtCultura, 10(16). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1499

Edição

Seção

Minidossiê Música & Indústria Fonográfica