Cinema e história, formas e contextos

Autores

  • Flávia Cesarino Costa

Resumo

Se recentemente as mídias audiovisuais entraram no universo do historiador brasileiro, a história e o filme histórico existem há tempos no universo da análise fílmica. O livro História e cinema identifica-se com as preocupações do historiador, pois objetiva, como se lê na introdução, "discutir o lugar ocupado pelo cinema e pela televisão não apenas na representação do passado, mas também na própria pesquisa histórica". Este descompasso na consideração do cinema como fonte histórica é interessante porque aponta para o próprio poder mimético das imagens em movimento. Pinturas, desenhos, murais, peças de teatro, literatura, até mesmo a fotografia, tudo isso já é considerado como fonte histórica, mas desde sempre guardados os seus limites como obras representativas, documentais ou de ficção. Já o cinema muitas vezes não tem seu poder de realismo relativizado, pelo simples fato de que imagens em movimento tendem a ser tomadas como reproduções fiéis. É esse perigo, essas armadilhas hipnóticas da imagem, e a verossimilhança que resulta do específico fílmico, o perigo que desafia a análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Cesarino Costa

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2008-11-26

Como Citar

Cesarino Costa, F. (2008). Cinema e história, formas e contextos. ArtCultura, 9(15). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1486

Edição

Seção

Resenhas