O cinema na mídia e a mídia no cinema: Lance maior nos debates sobre os meios de comunicação de massa

Autores

  • Rosane Kaminski Centro Universitário Positivo e Faculdade de Artes do Paraná (PR)

Resumo


Produzido num contexto em que o tema dos meios de comunicação de massa invadia os debates culturais sobre a questão da identidade e da cultura brasileira, o filme Lance maior (Sylvio Back, 1968) permite reflexões sobre sua própria inserção nesses debates. Neste artigo, através da análise de alguns aspectos formais e de questões contextuais, procura-se estabelecer relações entre diferentes níveis de problematização do filme no que diz respeito ao tema dos meios de comunicação de massa. Como questão central no texto, avalia-se a importância desses meios na construção da identidade de duas protagonistas. Como complemento, são levantadas discussões sobre possíveis graus de comunicabilidade da obra e sobre seu próprio caráter de mediação, lembrando que o diretor e os roteiristas eram "homens da mídiaâ€?. PALAVRAS-CHAVE: cinema brasileiro; mídia; Sylvio Back.

ABSTRACT

The film Lance maior (Sylvio Back, 1968) was produced in a context where the theme of the media invaded the cultural debates on the subject of the identity and of the Brazilian culture. This allows to think in the insertion of the film inside these debates. Like this, through the analysis of the language and of some subjects of the context of Lance Maior, this article intends to establish relationships among several levels of implication of the film front to the theme of the media. As the most important aspect, it is evaluated the influence of the media in the construction of two protagonists' identity. Besides, is analyzed the possible degrees of communication of the film and your own mediation character, remembering that the authors were "media men�.

KEYWORDS: Brazilian cinema; media; Sylvio Back.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Kaminski, Centro Universitário Positivo e Faculdade de Artes do Paraná (PR)

Doutoranda em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora de História da Arte no Centro Universitário Positivo e na Pós-graduação da Faculdade de Artes do Paraná (PR). rosane.kaminski@bol.com.br

Downloads

Como Citar

Kaminski, R. (2007). O cinema na mídia e a mídia no cinema: Lance maior nos debates sobre os meios de comunicação de massa. ArtCultura, 8(13). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1437

Edição

Seção

História & Cinema