O cinema na mídia e a mídia no cinema: Lance maior nos debates sobre os meios de comunicação de massa
Resumo
Produzido num contexto em que o tema dos meios de comunicação de massa invadia os debates culturais sobre a questão da identidade e da cultura brasileira, o filme Lance maior (Sylvio Back, 1968) permite reflexões sobre sua própria inserção nesses debates. Neste artigo, através da análise de alguns aspectos formais e de questões contextuais, procura-se estabelecer relações entre diferentes níveis de problematização do filme no que diz respeito ao tema dos meios de comunicação de massa. Como questão central no texto, avalia-se a importância desses meios na construção da identidade de duas protagonistas. Como complemento, são levantadas discussões sobre possíveis graus de comunicabilidade da obra e sobre seu próprio caráter de mediação, lembrando que o diretor e os roteiristas eram "homens da mídiaâ€?. PALAVRAS-CHAVE: cinema brasileiro; mídia; Sylvio Back.
ABSTRACT
The film Lance maior (Sylvio Back, 1968) was produced in a context where the theme of the media invaded the cultural debates on the subject of the identity and of the Brazilian culture. This allows to think in the insertion of the film inside these debates. Like this, through the analysis of the language and of some subjects of the context of Lance Maior, this article intends to establish relationships among several levels of implication of the film front to the theme of the media. As the most important aspect, it is evaluated the influence of the media in the construction of two protagonists' identity. Besides, is analyzed the possible degrees of communication of the film and your own mediation character, remembering that the authors were "media men�.
KEYWORDS: Brazilian cinema; media; Sylvio Back.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.