Tarancón: invenção sonora de um Brasil latino-americano

Autores

  • Tânia da Costa Garcia Universidade Estadual Paulista (Unesp - Franca)

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar o trabalho do grupo de música latino-americana Tarancón como manifestação da arte engajada, no cenário político brasileiro dos anos 1970. O sucesso da banda formada basicamente por quatro artistas brasileiros foi marcante, chegando a gravar nove discos, de meados dos anos 70 até a década de 80. O trabalho do Tarancón esteve diretamente relacionado ao movimento estudantil e às manifestações de oposição ao regime militar, sem deixar de dialogar com movimentos internacionais de contestação, como a contracultura.

PALAVRAS-CHAVE: música latino-americana; arte engajada; ditadura militar.

ABSTRACT

In this article I analyze the Latin-american musical group Tarancón, as manifestation of engaged art, in the Brazilian context political in the seventies. Tarancón was formed by four Brazilian artists, that achieved great success, from the middle seventies until the eighties, period in wich it recorded nine albums. The Tarancón's work was related with student movement and military dictatorship resistance, and dialogued with international movements of contestation, as counterculture.

KEYWORDS: Latin-american music; engaged art; military dictatorship.

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Biografia do Autor

Tânia da Costa Garcia, Universidade Estadual Paulista (Unesp - Franca)

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de História da Faculdade de História, Direito e Serviço Social da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Franca). Autora do livro O

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Como Citar

Garcia, T. da C. (2007). Tarancón: invenção sonora de um Brasil latino-americano. ArtCultura, 8(13). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1435

Edição

Seção

História & Música Popular