Henrique Fleiüss: vida e obra de um artista prussiano na Corte (1859-1882)
Resumo
O artigo examina a trajetória e o papel desempenhado na imprensa pelo artista prussiano Henrique Fleiüss (1823-1882). Recomendado por Von Martius, Fleiüss chegou ao Brasil em 1858. Estabeleceu-se no Rio de Janeiro, onde fundou o Imperial Instituto Artístico e a Semana Ilustrada, revista de variedades publicada na Corte, entre 1859 e 1873, cujo lema se resumia na expressão latina Ridendo castigat mores. Com seu traço elegante, criou personagens irreverentes que criticavam os costumes e a vida política do Império e promoveu campanhas que mobilizaram a opinião pública. Também deu apoio e publicidade à atuação das tropas brasileiras na Guerra do Paraguai.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.