Do pesadelo negro ao sonho da perda da cor: relações interétnicas no teatro de revista

Autores

  • Antônio Herculano Lopes

Resumo

Fenômeno por longo tempo menosprezado pela crítica e pela historiografia teatral brasileira, o teatro musical ligeiro que se desenvolveu no Rio de Janeiro na passagem do século XIX para o XX constitui um fértil campo para se estudar processos culturais que se desenvolviam na cidade, com reflexos no país, que ajudam a entender as complicadas relações raciais que ainda hoje assombram o imaginário e o cotidiano dessa sociedade. Através da análise de algumas peças de sucesso nas décadas de 1910 e 1920, procuro demonstrar como intelectuais simpáticos à cultura popular carioca estavam se apropriando de imagens e valores que se vinham forjando na Pequena africa do Rio de Janeiro e as transplantavam para o ambiente seguro do palco, despidas de seus conteúdos étnico-culturais originais.

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Como Citar

Lopes, A. H. (2006). Do pesadelo negro ao sonho da perda da cor: relações interétnicas no teatro de revista. ArtCultura, 7(11). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1387

Edição

Seção

Dossiê História & Teatro