O teatro ligeiro musicado no Brasil novecentista: uma análise dos palcos do Rio Grande do Sul novecentista
Resumo
Este artigo de referência coloca em destaque o teatro ligeiro musicado observado nos palcos do Rio Grande do Sul durante a segunda metade do século XIX. Ele revela algumas companhias artísticas internacionais (notadamente européias) e nacionais que freqüentaram os teatros sulinos, assim como os principais autores e obras levadas à cena. Dediquei-me igualmente à análise de certas peças que marcaram presença constante nos palcos estudados. Ao realizar um mergulho na gênese dos espetáculos teatrais brasileiros, este texto retrata a forte presença da cultura européia nos palcos do país, a influência européia nas artes cênicas brasileiras nascentes, o processo de absorção criativa de modelos estrangeiros e a busca da singularidade nacional, a crescente afirmação da brasilidade — fenômenos implicados na formação artística e cultural do Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.