O teatro ligeiro musicado no Brasil novecentista: uma análise dos palcos do Rio Grande do Sul novecentista

Autores

  • Ezio Bittencourt

Resumo

Este artigo de referência coloca em destaque o teatro ligeiro musicado observado nos palcos do Rio Grande do Sul durante a segunda metade do século XIX. Ele revela algumas companhias artísticas internacionais (notadamente européias) e nacionais que freqüentaram os teatros sulinos, assim como os principais autores e obras levadas à cena. Dediquei-me igualmente à análise de certas peças que marcaram presença constante nos palcos estudados. Ao realizar um mergulho na gênese dos espetáculos teatrais brasileiros, este texto retrata a forte presença da cultura européia nos palcos do país, a influência européia nas artes cênicas brasileiras nascentes, o processo de absorção criativa de modelos estrangeiros e a busca da singularidade nacional, a crescente afirmação da brasilidade — fenômenos implicados na formação artística e cultural do Brasil.

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Publicado

2006-09-15

Como Citar

Bittencourt, E. (2006). O teatro ligeiro musicado no Brasil novecentista: uma análise dos palcos do Rio Grande do Sul novecentista. ArtCultura, 7(11). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1386

Edição

Seção

Dossiê História & Teatro