Jovens, músicas e percursos investigativos

Autores

  • Margarete Arroyo

Resumo

palavras-chave: abstract keywords:

As práticas musicais participam ativamente das constituições juvenis na modernidade. Ao mesmo tempo, novas estéticas musicais surgem das ações dos jovens. Desde a década de 1970 estudiosos se dedicam a investigar as interações entre jovens e músicas, sobretudo as músicas criadas e praticadas pelos próprios jovens. A literatura sobre esse assunto é ampla e ordenável nestas quatro categorias analíticas: subculturas juvenis, tribos urbanas, culturas juvenis e circuito de jovens, usadas para se interpretarem tais interações. Este artigo objetiva tanto apresentar uma visão dos percursos investigativos da temática interação entre jovens e músicas com base em tal literatura e numa perspectiva interpretativa dessas categorias de análise quanto mostrar que tal temática tem de abarcar mais que as práticas musicais geracionais. PALAVRAS-CHAVE: jovens, músicas, percursos investigativos. ABSTRACT: Musical practices are an active part of the modern youth constitution. At the same time, new musical aesthetics arises from youths' actions. Since the 1970s scholars have been inquiring interactions between youths and musics, above all musics they create and practice. Studies resulting from this inquiry are wide and can be organized into four analytical categories: youth subcultures, urban tribes, youth culture, and youth circuit, which are useful to the interpretation of those interactions. In this regard, based on such studies and taking into account these categories, this paper aims to show an overview of the inquiring pathways of the interaction between youths and musics as well as that its focus should encompass more than the generational musical practices. KEYWORDS: youths; music; inquiring pathways.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-13

Como Citar

Arroyo, M. (2010). Jovens, músicas e percursos investigativos. Artcultura, 12(20). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11304

Edição

Seção

Minidossiê: História & Música Popular