Resumen
Este artigo visa entender as dificuldades enfrentadas por líderes de empresas com a gestão remota de equipes no período de pandemia de COVID-19 e como esses desafios mudaram seus comportamentos, habilidades gerenciais e suas práticas de gestão. A metodologia de pesquisa qualitativa foi por meio de estudo de caso com a realização de entrevistas semiestruturadas e em profundidade junto aos gestores de empresas localizadas na grande São Paulo das mais diferentes áreas e níveis gerenciais que se viram obrigados a adaptar atividades que antes eram realizadas de forma presencial para o ambiente virtual sem que houvesse nenhum preparo prévio. Após análise dos resultados, ficou evidente que a pandemia de COVID-19 e o isolamento social exigiram uma adaptação na forma de liderar, na qual os líderes passaram a direcionar boa parte dos seus esforços na tentativa de manter próximos os relacionamentos com suas equipes e uma comunicação ágil e transparente, ao mesmo tempo em que precisaram garantir o desempenho dos profissionais e o apoio nas adaptações do trabalho em home office. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as principais habilidades dos líderes estavam relacionadas às soft skills como comunicação, resiliência, flexibilidade, desenvolvimento de pessoas e garantia da condição de trabalho dos funcionários.
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