Resumen
A pandemia da síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2 (SARS-CoV-2), conhecida como COVID-19, já é considerada uma das maiores pandemias da história. Ocasiões como essa provocam disrupções significativas que podem ser temporárias ou permanentes e exigem rápidas adaptações dos negócios já que o consumo além de habitual é contextual. Alimentar-se é essencial, mas o que se considera alimento e o que se deseja (ou se pode) comer não. Depende de escolhas (conscientes e inconscientes) dos consumidores. Tendo em vista esse contexto, essa pesquisa almejou analisar como a pandemia da COVID-19 alterou os hábitos de compra de alimentos em uma cidade de porte médio no Paraná. Para esse fim foi aplicado um questionário online aos residentes de Ponta Grossa. Obteve-se 131 respostas válidas que foram analisadas por meio de estatística descritiva. Como, onde e que alimentos compram os domicílios sofreram alterações. Serviços de entrega e retirada de refeições prontas, bem como o seu preparo no lar sofreram incrementos. Priorizar pequenos empreendimentos locais e lugares onde medidas sanitárias estejam notáveis também passaram a ter mais importância. Já dentre os alimentos consumidos percebeu-se a busca por alimentos frescos e saudáveis em paralelo com doces, bolachas e embutidos. Os resultados apontam que saúde, segurança, solidariedade e compensação podem ser fatores chave para as escolhas alimentares durante e após a pandemia. Esses resultados são de utilidade para empreendedores da área, bem como de outras áreas e coadunam com a literatura internacional especializada com relação a tendências do comportamento do consumidor.
Citas
Abrasel. (2020a). Como retomar as atividades: recomendações e cuidados para uma abertura segura de bares e restaurantes diante da crise. ABRASEL. https://redeabrasel.abrasel.com.br/read-blog/133_cartilha-como-retomar-as-atividades.html
Abrasel. (2020b). Coronavírus (COVID-19): Guia prático sobre como lidar com o problema em bares e restaurantes. Abrasel. https://abrasel.com.br/coronavirus/
Abrasel, ABO2O, FecomercioSP, & Amobitec. (2020). Guia para uma entrega em casa segura para todos. ABRASEL. https://doi.org/10.11693/hyhz20181000233
Ahuja, A. (2020). Covid-19: 5 ways the epidemic will change the way we eat. NDTV Food, 1–4. https://food.ndtv.com/food-drinks/covid-19-5-ways-the-epidemic-will-change-the-way-we-eat-2205685
ANVISA. (2020). Nota Técnica No 18/2020/SEI/GIALI/GGFIS/DIRE4/ANVISA Covid-19 e as Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ANVISA_BOAS-PRATICAS_MANIPULACAO-DE-ALIMENTOS_COVID19.pdf
Araújo, P. C. (2020). De goumert a caçador: alimentação e medo na pandemia. Revista de Alimentação e Cultura Das Américas, 2(2), 117–134. https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.72
Barreto, M. L., de Barros, A. J. D., Carvalho, M. S. á., Codeço, C. T., Hallal, P. R. C., Medronho, R. de A., Struchiner, C. J., Victora, C. G., & Werneck, G. L. (2020). O que é urgente e necessário para subsidiar as políticas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil? Revista Brasileira de Epidemiologia, 23, 1–4. https://doi.org/10.1590/1980-549720200032
Borges, A. M. B. (2010). Comensalidade: a mesa como espaço de comunicação e hospitalidade. Anais Do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências Da Comunicação - Intercom.
Borges, L. (2020). A quarentena e o movimento de cozinhar em casa. Consumidor Moderno. https://www.consumidormoderno.com.br/2020/05/15/quarentena-cozinhar/
Bracale, R., & Vaccaro, C. M. (2020). Changes in food choice following restrictive measures due to Covid-19. Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases, 30(9), 1423–1426. https://doi.org/10.1016/j.numecd.2020.05.027
Burckhardt, E., & Simon, J. (2020). Coronavírus: chefs compartilham receitas para aliviar isolamento. De Nossa. https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2020/03/20/coronavirus-chefs-compartilham-receitas-nas-redes-para-aliviar-isolamento.htm
Casco, A. R. (2020). Efectos de la pandemia de COVID-19 en el comportamiento del consumidor. Innovare: Revista de Ciencia y Tecnología, 9(2), 98–105. https://doi.org/10.5377/innovare.v9i2.10208
Corrar, L. J., Paulo, E., & Dias Filho, J. M. (2007). Análise multivariada: para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. São Paulo: Atlas, 541p.
Cranfield, J. A. L. (2020). Framing consumer food demand responses in a viral pandemic. Canadian Journal of Agricultural Economics, April, 1–6. https://doi.org/10.1111/cjag.12246
Cullen, M. T. (2020). Coronavirus Food Supply Chain Under Strain What to do? Food Systems Transformation - FAO, March, 1–39. http://www.fao.org/3/ca8308en/ca8308en.pdf
Di Renzo, L., Gualtieri, P., Pivari, F., Soldati, L., Attinà, A., Cinelli, G., Cinelli, G., Leggeri, C., Caparello, G., Barrea, L., Scerbo, F., Esposito, E., & De Lorenzo, A. (2020). Eating habits and lifestyle changes during COVID-19 lockdown: An Italian survey. Journal of Translational Medicine, 18(1), 1–15. https://doi.org/10.1186/s12967-020-02399-5
dos Santos, L. C. R., Viana, M. M., Dantas, K. M. R., Buson, L. S., Rodrigues, B. L. N., & de Assis, L. (2020). Orientações para retomada segura das atividades: Bares, Lanchonetes, Restaurantes. SEBRAE.
Engel, J. F., Blackwell, R. D., & Miniard, P. W. (2000). Comportamento do consumidor (8th ed.). LTC.
FIEP. (2020). Orientações para empresas e Indústrias: prevenção do coronavírus. SESI. https://agenciafiep.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Sesi-e-Coronavírus-orientações-para-empresas-e-indústrias.pdf
FIESP, & ITAL. (2010). Brasil Food Trends 2020. FIESP, ITAL. http://www.brasilfoodtrends.com.br/Brasil_Food_Trends/index.html
Flandrin, J., & Montanari, M. (1998). História da alimentação. Estação Liberdade.
Franco, A. (2001). De caçador a gourmet: uma história da gastronomia (5th ed.). Senac.
Galunion, & Qualibest. (2020). Alimentação na Pandemia: Como a COVID-19 impacta os consumidores e os negócios em alimentação. https://conteudo.galunion.com.br/pesquisa_alimentacao_na_pandemia_galunion
Gössling, S., Scott, D., & Hall, C. M. (2020). Pandemics, tourism and global change: a rapid assessment of COVID-19. Journal of Sustainable Tourism, 1–20. https://doi.org/10.1080/09669582.2020.1758708
Gray, R. S. (2020). Agriculture, transportation, and the COVID‐19 crisis. Canadian Journal of Agricultural Economics, April, 1–5. https://doi.org/10.1111/cjag.12235
HUNTER. (2020). America gets cooking. Hunter Food Study Special Report. https://www.hunterpr.com/foodstudy_coronavirus/
IBGE. (2017). Censo Agro - Campos Gerais do Paraná. http://censos.ibge.gov.br/agro/2017
IBGE. (2019). Ponta Grossa. Cidades IBGE - Panorama. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/ponta-grossa/panorama
Jain, S. (2020). Effect of COVID-19 on Restaurant Industry – How to Cope With Changing Demand. SSRN Electronic Journal, April. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3577764
Kirk, C. P., & Rifkin, L. S. (2020). I’ll trade you diamonds for toilet paper: Consumer reacting, coping and adapting behaviors in the COVID-19 pandemic. Journal of Business Research, 117(May), 124–131. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.05.028
Laguna, L., Fiszman, S., Puerta, P., Chaya, C., & Tárrega, A. (2020). The impact of COVID-19 lockdown on food priorities. Results from a preliminary study using social media and an online survey with Spanish consumers. Food Quality and Preference, 86(May), 104028. https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2020.104028
Lai, C., Shih, T., Ko, W., Tang, H., & Hsueh, P. (2020). Severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2) and coronavirus disease-2019 (COVID-19): The epidemic and the challenges. International Journal of Antimicrobial Agents, 55(January), 1–10. https://doi.org/10.1016/j.ijantimicag.2020.105924
Mascarenhas, R. G. T. (2005). A gastronomia tropeira na região dos Campos Gerais do Paraná: potencialidades para o turismo. Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Mehta, S., Saxena, T., & Purohit, N. (2020). The New Consumer Behaviour Paradigm amid COVID-19: Permanent or Transient? Journal of Health Management, 22(2), 291–301. https://doi.org/10.1177/0972063420940834
Montanari, M. (2008). Comida como cultura. Senac.
Pérez-Rodrigo, C., Gianzo Citores, M., Hervás Bárbara, G., Ruiz Litago, F., Casis Sáenz, L., & Aranceta-Bartrina, J. (2020). Cambios en los hábitos alimentarios durante el periodo de confinamiento por la pandemia COVID-19 en España. Rev. Esp. Nutr. Comunitaria, 26(2). https://doi.org/10.14642/RENC.2020.26.2.5213
PMPG. (2020, June 18). Selo Made in PG visa reconhecer mercadorias produzidas na cidade e aumentar geração de renda. Correio Dos Campos. https://correiodoscampos.com.br/ponta-grossa/2020/06/18/selo-made-in-pg-visa-reconhecer-mercadorias-produzidas-na-cidade-e-aumentar-geracao-de-renda
Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. (2020a). Decreto no 17.077, de 16/03/2020 (Vol. 15, pp. 16–18). PMPG.
Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. (2020b). Decreto no 17.271, de 27/04/2020 (pp. 4–5). PMPG.
Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. (2020c). Decreto no 17.334, de 22/05/2020 (pp. 4–5). PMPG.
Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. (2020d). Decreto no 17.452, de 02/07/2020 (pp. 16–17). PMPG.
Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. (2020e). Decreto no17.144, de 20/03/2020. PMPG.
Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. (2020f). Decreto no17.210, de 05/04/2020 (pp. 4–5). PMPG.
Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. (2020g). Decreto no17.243, de 09/04/2020 (pp. 1–2). PMPG.
Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. (2020h). Decreto no17.258, de 22/04/2020 (pp. 1–2). PMPG.
Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. (2020i). Decreto no17.424, de 24/06/2020 (pp. 1–2). PMPG.
Raiher, A. P., Schimanski, E., & Scheffer, S. M. (2020). Vida e futuro: as relações sociais e econômicas durante e pós-coronavírus (1st ed.). UEPG; PROEX.
Revista PEGN. (2018). 6 tendências em negócios da alimentação para ficar de olho. Revista PEGN. https://revistapegn.globo.com/Publicidade/Papo-de-Dono/noticia/2018/04/6-tendencias-em-negocios-da-alimentacao-para-ficar-de-olho.html#
Santos, M. de O. (2020). Comida como afeto, conforto e refúgio: entendendo o ato de comer em tempos de pandemia. Revista de Alimentação e Cultura Das Américas, 2(2), 135–150. https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.42
SEBRAE. (2019). Alimentação saudável cria ótimas oportunidades de negócio. Mercado e Vendas. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/segmento-de-alimentacao-saudavel-apresenta-oportunidades-de-negocio,f48da82a39bbe410VgnVCM1000003b74010aRCRD
SEBRAE. (2020). Orientações para retomada segura das Atividades: Feiras livres (SEBRAE (ed.)). https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/protocolosderetomada
Sheth, J. (2020). Impact of Covid-19 on Consumer Behavior: Will the Old Habits Return or Die? Journal of Business Research, 117(SI: Covid-19 impact on business and research), 280–283. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.05.059
Silva, L. P. (2020). Engordando na quarentena: discursos sobre comida em portais da internet. Revista de Alimentação e Cultura Das Américas, 2(2), 53–68. https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.58
Sousa, H. M. S., Ibiapina, A., Lima, A. R., & Martins, G. A. de S. (2020). Segurança Dos Alimentos No Contexto Da Pandemia Por Sars-Cov-2. Desafios, 7(Especial COVID-19), 26–33. https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8771
UNSCN - United Nations System Standing Committee on Nutrition. (2020). Food Environments in the COVID-19 Pandemic. UNSCN News & Events. https://www.unscn.org/en/news-events/recent-news?idnews=2040
Vergara-Castañeda, A., Díaz-Gay, M., Lobato-Lastiri, M. F., & Ayala-Moreno, M. del R. (2020). Cambios en el comportamiento alimentario en la era del COVID-19. Relais, 3(1), 27–30. http://revistasinvestigacion.lasalle.mx/index.php/relais/article/view/2637/2589
Yang, K., Kim, J., Min, J., & Hernandez-Calderon, A. (2020). Effects of retailers’ service quality and legitimacy on behavioral intention: the role of emotions during COVID-19. Service Industries Journal. https://doi.org/10.1080/02642069.2020.1863373.
São políticas de direitos autorais da MiP:
I - ao enviar o material para publicação, os autores automaticamente abrem mão de seus direitos autorais, conforme normas Creative Commons, adotada pela revista;
II - os artigos que não forem aprovados para publicação na revista, não terão os direitos autorais retidos;
III - é proibida a tradução de artigos publicados na Revista para outro idioma sem a autorização por escrito do Editor(a)-chefe e detentores dos direitos autorais.