Formação continuada de professoras de educação infantil
reflexões e apontamentos sobre uma proposta formativa de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v17n22018-art03Palavras-chave:
Educação infantil, Formação continuada, Extensão universitária, Profissionalidade docenteResumo
O artigo versa sobre uma proposta de formação continuada, vinculada ao projeto de extensão "Formação de professores: docência e infância na educação infantil" e desenvolvida com professoras de um CMEI de Francisco Beltrão, Paraná. Extensão e pesquisa são articuladas a fim de refletir sobre a identidade profissional e a prática docente, no intuito de contribuir com a formação continuada das professoras e ampliar a compreensão sobre os processos de constituição profissional na educação infantil. A metodologia de trabalho contemplou encontros de formação e a produção de memoriais de formação possibilitando estabelecer um processo colaborativo de reflexão sobre o fazer docente em que a observação e o registro têm papel fundamental, proporcionando oportunidade para troca de experiências e apropriação de conhecimentos. As conclusões apontam o potencial da extensão universitária para o estreitamento da relação universidade e escola numa perspectiva de colaboração recíproca e suas contribuições ao desenvolvimento profissional docente.
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