Formação continuada de professoras de educação infantil

reflexões e apontamentos sobre uma proposta formativa de extensão universitária

Autores

  • Caroline Machado Cortelini Conceição Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Mariane Bertonceli Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v17n22018-art03

Palavras-chave:

Educação infantil, Formação continuada, Extensão universitária, Profissionalidade docente

Resumo

O artigo versa sobre uma proposta de formação continuada, vinculada ao projeto de extensão "Formação de professores: docência e infância na educação infantil" e desenvolvida com professoras de um CMEI de Francisco Beltrão, Paraná. Extensão e pesquisa são articuladas a fim de refletir sobre a identidade profissional e a prática docente, no intuito de contribuir com a formação continuada das professoras e ampliar a compreensão sobre os processos de constituição profissional na educação infantil. A metodologia de trabalho contemplou encontros de formação e a produção de memoriais de formação possibilitando estabelecer um processo colaborativo de reflexão sobre o fazer docente em que a observação e o registro têm papel fundamental, proporcionando oportunidade para troca de experiências e apropriação de conhecimentos. As conclusões apontam o potencial da extensão universitária para o estreitamento da relação universidade e escola numa perspectiva de colaboração recíproca e suas contribuições ao desenvolvimento profissional docente.

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Biografia do Autor

Caroline Machado Cortelini Conceição, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; com período sanduíche na Universidade do Minho, Braga, Portugal (Bolsa CAPES PDSE); professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.



Mariane Bertonceli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil; professora da rede pública municipal de educação de Francisco Beltrão, Paraná, Brasil

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Publicado

17-02-2019

Como Citar

CONCEIÇÃO, C. M. C. .; BERTONCELI, M. Formação continuada de professoras de educação infantil : reflexões e apontamentos sobre uma proposta formativa de extensão universitária. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 61–87, 2019. DOI: 10.14393/REE-v17n22018-art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/42550. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais