Na teia do conhecimento: a biologia das aranhas trabalhada por meio do ensino por projetos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v12n12013_rel04Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Ensino de Zoologia. Estratégias didáticas.Resumo
A formação de cidadãos críticos e conscientes relaciona-se com o conhecimento científico e com o estabelecimento de uma postura ambiental desde os primeiros anos escolares. Dessa forma, o ensino das Ciências Naturais é de suma importância no processo educacional de crianças e jovens. Nesse contexto, o presente trabalho relata uma proposta de extensão universitária realizada com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental, sob a perspectiva do ensino por meio de projetos. A biologia das aranhas foi o assunto escolhido pelos próprios alunos, devido à curiosidade que os mesmos apresentavam sobre o referido grupo de seres vivos. Diversos recursos didáticos foram utilizados no trabalho, incluindo vídeos, dramatizações, jogos didáticos, conversas em grupo, brincadeiras e atividades práticas, buscando sempre frisar a relação do ser humano com a natureza e os demais seres vivos. No decorrer do projeto, foi possível observar a construção do conhecimento científico e o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças, bem como a noção da importância do papel desempenhado pelas aranhas no ambiente. Os alunos participaram ativamente das atividades, demonstrando grande envolvimento, uma vez que sempre levavam novas curiosidades, dúvidas e comentários, sendo, assim, agentes do próprio aprendizado.Downloads
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Publicado
19-07-2013
Como Citar
CARDOSO, J. C. F.; FARIA, T. M.; CLEMENTE, T. M.; JACOBUCCI, G. B. Na teia do conhecimento: a biologia das aranhas trabalhada por meio do ensino por projetos. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n12013_rel04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20829. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiência
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