Ensino, pesquisa e extensão: histórico, abordagem, conceitos e considerações

Autores

  • Milene Cristine Moreira Farias Universidade Federal de Uberlândia
  • Leandro Rafael Soares Universidade Federal de Uberlândia
  • Michelle Moreira Farias Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v9n12010-20564

Palavras-chave:

Ensino, pesquisa, extensão, indissociabilidade

Resumo

A legislação brasileira determina a "indissociabilidade" entre a triade ensino-pesquisa-extensão e que estes elementos devem ter igual importância no processo formativo. A partir de uma abordagem histórica, o estudo observou que na prática acadêmica, essas instâncias são desenvolvidas de forma bem dissociada, com a realização de projetos que não atendem o caráter interdisciplinar e muito menos a idéia de uma formação multidimensional. Num segundo momento o estudo, menciona alguns conceitos e considerações a cerca do desenvolvimento dessa trindade, dentro das universidades brasileiras, enfatizando a desarticulação existente entre a graduação e a pós-graduação com a quase inexistência de relação entre a pesquisa produzida neste último nível e a pesquisa, o ensino e a extensão que decorrem na graduação. Outro fato abordado durante o texto e o desenvolvimento de projetos individuais que não correlacionam os elementos do tripé e tal fato decorre da departamentalização presente na graduação. Concluímos que a articulação e a correta integração entre esta tríade possibilitam o rompimento com o atual padrão de ensino fragmentado e a implantação de um modelo que realmente corresponda com a formação integral e tridimensional, que parte do princípio da indissociabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-10-2010

Como Citar

FARIAS, M. C. M. .; SOARES, L. R.; FARIAS, M. M. Ensino, pesquisa e extensão: histórico, abordagem, conceitos e considerações. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 9, n. 1, 2010. DOI: 10.14393/REE-v9n12010-20564. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20564. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais