A tecnologia no âmbito da inclusão social dos portadores de deficiência física

Autores

  • Maria Cecília Marins de Oliveira Centro Universitário Campos de Andrade-Uniandrade/PR
  • Ana Maria Cordeiro Uniandrade/PR

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v9n12010-20558

Palavras-chave:

Unitermos, educação de portadores de deficiência física, inclusão social, tecnologia da computação, ensino e aprendizagem para crianças com deficiência física.

Resumo

O trabalho discute a temática abordada na Dissertação de Mestrado de Ana Maria Cordeiro Vogt, tendo por objeto de estudo a experiência realizada na Escola Nabil Tacla, da Associação Paranaense de Reabilitação, APR, da cidade de Curitiba, especializada na educação de crianças portadoras de deficiência física, provocada pela paralisia cerebral. O objetivo foi estudar as atividades desenvolvidas na Escola com o uso do computador, no processo de ensino e aprendizagem de crianças com deficiência física, com a finalidade de verificar a contribuição da tecnologia, para o alcance da autonomia intelectual, moral e social das crianças. A metodologia constou de levantamento bibliográfico, bem como de acompanhamento e observação das atividades desenvolvidas na Escola. A análise comparativa realizou-se mediante o levantamento dos comportamentos cognitivo, afetivo e motor, manifestado pelas crianças, antes e depois do uso do computador, junto a professores e pais, no tocante aos resultados de aproveitamento escolar, relações familiares e sociais e desenvolvimento de habilidades motoras. Assim, constatou-se a importância do trabalho da Escola, aberta para a realidade, na adaptação de suas ações pedagógicas frente às tecnologias, instrumentos capazes de dinamizar e construir novos significados sobre os conteúdos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Marins de Oliveira, Centro Universitário Campos de Andrade-Uniandrade/PR

Profª Drª Maria Cecília Marins de Oliveira Mestre em História do Brasil pela UFPR Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná Linha de Pesquisa Educação, Ambiente e Sociedade Cursos de Graduação de Pedagogia e Direito Cursos de Especialização Núcleo de Pesquisa Centro Universitário Campos de Andrade Endereço: Rua Capiberibe, nº 61 Bairro Santa Quitéria, Curitiba, Paraná CEP: 80310-170

Ana Maria Cordeiro, Uniandrade/PR

Professora, pesquisadora, Núcleo de Pesquisa, Centro Universitário Campos de Andrade, Uniandrade/PR

Downloads

Publicado

15-10-2010

Como Citar

MARINS DE OLIVEIRA, M. C.; CORDEIRO, A. M. A tecnologia no âmbito da inclusão social dos portadores de deficiência física. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 9, n. 1, 2010. DOI: 10.14393/REE-v9n12010-20558. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20558. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Comunicações