Sons da alfabetização no Brasil Império: atualidade de Castilho e Jacotot

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Suzana Lopes de Albuquerque
Carlota Boto

Resumo

Ao indicar a “instrução fônica sistemática” como um de seus princípios norteadores, a Política Nacional de Alfabetização – PNA (2019) ressoa uma latente discussão metodológica imperial que perpassava as querelas entre as marchas sintética e analítica no ensino da língua materna. Esse artigo apresenta as matrizes do método fônico, criado pelo português António Feliciano de Castilho (1855), e do método analítico do Ensino Universal, criado por Joseph Jacotot (1834), que circularam e geraram embates em solo brasileiro no século XIX. Restringir as divergências do processo de alfabetização ao aspecto metodológico da adoção dessas marchas reitera o viés tecnicista desacoplado do contexto social, histórico, político e cultural dos sujeitos envolvidos.

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Como Citar
Albuquerque, S. L. de ., & Boto, C. . (2020). Sons da alfabetização no Brasil Império: atualidade de Castilho e Jacotot. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e018. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-18
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Suzana Lopes de Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-2001-5942
http://lattes.cnpq.br/8411090283710343
suialopes@hotmail.com

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