Primeiro Grupo Escolar e primeira Escola de Formação Superior de Professores em Presidente Prudente
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo objetiva discutir o processo de implantação de duas instituições de ensino em Presidente Prudente/SP: o primeiro grupo escolar e a primeira faculdade. Baseado em documentação primária (imprensa, imagens e entrevistas), os resultados auxiliam na compreensão dos obstáculos e desafios para a construção e expansão do ensino na região. Criado em 1925, o primeiro grupo escolar do município passou por uma longa trajetória de treze anos, envolvendo diversos setores da sociedade, para que pudesse ter erigido um prédio que ao que o Estado preconizava. Também por ocasião da primeira iniciativa no ensino superiror do município, a Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras, inaugurada em 1959, ocorreu um intenso movimento em prol da construção de um prédio que atendesse à busca por formação docente. Em ambos os casos, é notável o empenho da população a fim de que a crescente demanda por educação escolarizada fosse atendida pelo governo estadual.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Ribeiro, A. I. M., Amaro, E. L. G., & Mariano, J. L. M. (2016). Primeiro Grupo Escolar e primeira Escola de Formação Superior de Professores em Presidente Prudente. Cadernos De História Da Educação, 14(3). https://doi.org/10.14393/che-v14n3-2015-7
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).