Além das amélias: música popular e relações de gênero sob o "Estado Novo"

Autores

  • Adalberto Paranhos

Resumo

Enxergado freqüentemente com lentes de aumento, o "Estado Novo" — a julgar por muitos analistas — parece ter sido bem-sucedido na tentativa de moldar a sociedade brasileira à sua imagem e semelhança. Indo na contracorrente dessas análises, este texto envereda pelo mundo da canção popular produzida nessa época e busca captar vozes destoantes das falas oficiais, em especial no campo das relações de gênero.

PALAVRAS-CHAVE: música popular; relações de gênero; "Estado Novo".

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Biografia do Autor

Adalberto Paranhos

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor do Instituto de Ciências Sociais e dos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais e em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador do CNPq. Autor, entre outros livros, de O roubo da fala: origens da ideologia do trabalhismo no Brasil. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2007.

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Publicado

2015-03-05

Como Citar

Paranhos, A. (2015). Além das amélias: música popular e relações de gênero sob o "Estado Novo". ArtCultura, 15(27). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29340

Edição

Seção

História & Música