A trajetória de João do Vale e os lugares de sua produção musical no mercado fonográfico brasileiro

Autores

  • Mariana Barreto Universidade Federal do Maranhão

Resumo

João Batista do Vale era não só compositor de considerável produção, como igualmente conhecido e ouvido no Nordeste do Brasil, quando foi apresentado à "Música Popular Brasileira", no Show Opinião, no final de 1964. A partir daí, sua música adquiriu conotações populares e políticas. Antes disso, estava restrita à categoria "canções sertanejas populares", da qual Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro haviam sido transformados em representantes. A reconstrução do percurso artístico do cantor e compositor, os modos como circulou nos dois espaços referidos e a forma como foi inserido no segundo - ambiente situado numa posição hierárquica distinta em termos de legitimidade cultural em meados dos anos 60, em relação ao primeiro - podem revelar em que medida suas inclinações pessoais foram reorientadas pelas exigências da vida social brasileira naquele momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Barreto, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA-Pinheiro).

Downloads

Publicado

19-03-2013

Como Citar

Barreto, M. (2013). A trajetória de João do Vale e os lugares de sua produção musical no mercado fonográfico brasileiro. ArtCultura, 14(24). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22118

Edição

Seção

Dossiê: História & Música Popular