SORGHUM CULTURE INITIAL ESTABLISHMENT BASED ON SOWING MACHINES WORKING SPEED AND FURROWING MECHANISMS

THE INITIAL ESTABLISHMENT OF MAIZE CROPS BASED ON WORKING SPEED AND ON THE FURROWING MECHANISMS OF SOWING MACHINES

Autores

  • Flávio Coutinho Longui Universidade Federal da Bahia
  • Daniel Mariano Leite Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Amanda Magalhães Lêdo de Oliveira
  • Camila Jesus De Moraes
  • Leonardo Bastos Santos
  • Vitor Hugo Borges Souza Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/VTN-v27n1-2021-57102

Resumo

Objetivou-se com este trabalho avaliar, em condições de campo, o desempenho de uma semeadora-adubadora no estabelecimento inicial e na produtividade da cultura do sorgo, em função da velocidade de trabalho e profundidade de deposição de semente. O experimento foi conduzido na fazenda experimental de São Gonçalo dos Campos, localizada no município de São Gonçalo dos Campos, BA, pertencente a Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Sendo conduzido em esquema fatorial 3x3 em DIC, com 36 unidades experimentais, com três velocidades de deslocamento, sendo elas de 4, 6 e 8 km h-1 (1,11, 1,67 e 2,22 m s-1) e três profundidades de deposição de semeadura (0,01, 0,03 e 0,05 m). Avaliaram-se a altura de deposição de sementes, a altura da planta em 30, 60 e 90 dias e a produtividade por m2 após 90 dias. A velocidade de trabalho não apresentou influência significativa para os parâmetros avaliados. A regulagem de deposição de semente não apresentou influência significativa para a produtividade da cultura, porém influenciou a deposição real de sementes e a altura das plantas nos dois primeiros cortes. Conclui-se que, a semeadura nas velocidades de 4 a 8 km h-1, e o plantio realizado entre 0,01 a 0,05 m não influenciam na produtividade da cultura do sorgo; assim recomenda-se realizar o plantio na velocidade de 8 km h-1 com uma profundidade de 0,05m.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Coutinho Longui, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de Vila Velha (2008), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia.

Daniel Mariano Leite, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Amanda Magalhães Lêdo de Oliveira

Zootecnista

Camila Jesus De Moraes

Zootecnista

Leonardo Bastos Santos

Zootecnista

Vitor Hugo Borges Souza, Universidade Federal da Bahia

Discente do Curso de Zootecnia.

Downloads

Publicado

2021-02-08

Como Citar

Coutinho Longui, F., Mariano Leite, D., Magalhães Lêdo de Oliveira, A., Jesus De Moraes, C., Bastos Santos, L., & Hugo Borges Souza, V. (2021). SORGHUM CULTURE INITIAL ESTABLISHMENT BASED ON SOWING MACHINES WORKING SPEED AND FURROWING MECHANISMS: THE INITIAL ESTABLISHMENT OF MAIZE CROPS BASED ON WORKING SPEED AND ON THE FURROWING MECHANISMS OF SOWING MACHINES. Veterinária Notícias, 27(1). https://doi.org/10.14393/VTN-v27n1-2021-57102

Edição

Seção

Produção Animal