ORIGENS, RAMIFICAÇÕES E DISTRIBUIÇÕES DAS ARTÉRIAS FACIAIS EM SUÃNOS (Sus scrofa domesticus - LINNAEUS, 1758) DA LINHAGEM SADIA

Authors

  • Rúbia Aparecida Castilho Maia
  • Renato Souto Severino Universidade Federal de Uberlândia
  • Roberto Bernardino Júnior Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/VTV20N1a2014.23013

Abstract

Estudou-se as origens, ramificações e distribuições das artérias faciais direita e esquerda em 30 (trinta) suínos natimortos (Sus scrofa domesticus) da linhagem Sadia, 17 (dezessete) machos e 13(treze) fêmeas. Os espécimes tiveram os seus sistemas arteriais preenchidos com solução corada de neoprene látex 601 A e a seguir foram fixados em solução aquosa de formaldeído a 10%. Notou-se que em 100% dos animais pesquisados as artérias faciais originaram-se das superfícies ventrolaterais das artérias carótidas externas, rostralmente às artérias linguais. Ramificaram-se em ramos glandulares suprindo as glândulas mandibulares, parótidas, porção monostomática das glândulas sublinguais e parte cervical do timo; em ramos musculares irrigando os músculos pterigóideos mediais, masseteres, faces ventrais dos músculos digástricos e cutâneos da face. Ainda, o ramo faríngico nutrindo o palato mole, a bula timpânica e o basihióide, e por último as artérias submentonianas que direcionaram-se para os músculos milohióideos e faces dorsais dos músculos digástricos.

Author Biographies

  • Renato Souto Severino, Universidade Federal de Uberlândia
    médico veterinário, Doutor, Professor titular da Faculdade de Medicina Veterinária FAMEV-UFU
  • Roberto Bernardino Júnior, Universidade Federal de Uberlândia
    Cirurgião-Dentista, Doutor, Professor da Faculdade de Odontologia-UFU

Published

2014-05-29

How to Cite

“ORIGENS, RAMIFICAÇÕES E DISTRIBUIÇÕES DAS ARTÉRIAS FACIAIS EM SUÍNOS (Sus Scrofa Domesticus - LINNAEUS, 1758) DA LINHAGEM SADIA”. 2014. Veterinária Notícias 20 (1). https://doi.org/10.14393/VTV20N1a2014.23013.