DE FIGURA SIMBÓLICA A EMBLEMA DA EDUCAÇÃO
CRUZANDO OLHARES SOBRE O LABIRINTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/TES-v2n1-2019-51187Palavras-chave:
Labirinto, Educação Iniciática, Aprendizagem, InterioridadeResumo
A figura simbólica do labirinto revela-se um complexo mítico-simbólico extremamente pregnante do imaginário mítico e do imaginário educacional. Este artigo dialoga com autores que estudaram a sua simbólica e construção e indaga sobre as implicações educacionais que decorrem da figura simbólica do labirinto. Tomando o labirinto como emblema da educação entendida como transmutação espiritual, constata que toda a educação iniciática, deve seguir os ensinamentos que dele derivam e criar condições para que o iniciado entre no seu interior, se descubra a si próprio e compreenda o sentido da sua profundidade. Trata-se de um processo mais da ordem da experiência, da descoberta e da aprendizagem do que do ensino, onde o protagonista é o próprio aprendente
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