DE FIGURA SIMBÓLICA A EMBLEMA DA EDUCAÇÃO

CRUZANDO OLHARES SOBRE O LABIRINTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/TES-v2n1-2019-51187

Palavras-chave:

Labirinto, Educação Iniciática, Aprendizagem, Interioridade

Resumo

A figura simbólica do labirinto revela-se um complexo mítico-simbólico extremamente pregnante do imaginário mítico e do imaginário educacional. Este artigo dialoga com autores que estudaram a sua simbólica e construção e indaga sobre as implicações educacionais que decorrem da figura simbólica do labirinto. Tomando o labirinto como emblema da educação entendida como transmutação espiritual, constata que toda a educação iniciática, deve seguir os ensinamentos que dele derivam e criar condições para que o iniciado entre no seu interior, se descubra a si próprio e compreenda o sentido da sua profundidade. Trata-se de um processo mais da ordem da experiência, da descoberta e da aprendizagem do que do ensino, onde o protagonista é o próprio aprendente

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Biografia do Autor

Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araujo, Universidade do Minho

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4357520J6: Professor Catedrático do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) e investigador integrado do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga

Joaquim Machado de Araújo, Universidade Católica Portuguesa – Porto – Portugal

É professor auxiliar convidado e membro do Conselho Científico da Faculdade de Educação e Psicologia

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

ARAUJO, A. F. R. de A.; ARAÚJO, J. M. DE FIGURA SIMBÓLICA A EMBLEMA DA EDUCAÇÃO: CRUZANDO OLHARES SOBRE O LABIRINTO . Téssera, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 30–50, 2019. DOI: 10.14393/TES-v2n1-2019-51187. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/tessera/article/view/51187. Acesso em: 23 jul. 2024.