LIVRO SOBRE NADA:
ENTRE O ESCREVER E O DES-CRE-VER-SE.
DOI:
https://doi.org/10.14393/TES-v2n1-2019-50836Palavras-chave:
Livro sobre nada, Aforismos, Fenomenologia, Manoel de BarrosResumo
O presente trabalho visa a analisara temporalidade no projeto poético de Manoel de Barros em Livro sobre nada (1996), especialmente, no que diz respeito aos aforismos barrianos. Essa abordagem apóia-se nos fundamentos Fenomenologia da Percepção (2010), propostos por Maurice Merleau-Ponty.
Downloads
Referências
BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. 1.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
COLLOT, Michel. O sujeito lírico fora de si. Tradução de Alberto Pucheu.. 11. ed. Rio de Janeiro:Terceira margem, 2004.
CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. Tradução de Davi ArrigucciJr. e João Alexandre Barbosa. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. Trad. de Peter PálPelbart. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. Tradução de maria Beatriz Marques Nizza da Silva, Pedro Leite Lopes e Pérola de Carvalho. 4. Ed. São Paulo: Perspectiva,2009.
________, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura:uma entrevista com Jacques Derrida.Tradução de Marileide Dias Esqueda. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
FOUCAULT, Michel. A prosa do mundo. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria e ficção. Tradução de Ricardo Cruz. 1.ed. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Formas do silêncio: no movimento do sentido. 6. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
PAZ, Otavio. El Arco y la Lira. 1. ed. México D. F: Fondo de Cultura Económica, 1956.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Edusp, 2013.
SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo. Trad. de Jerusa Pires Ferreira, Sonia Queiroz. 1. ed. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2005
._________, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Trad. de Jerusa Pires Ferreira, Suely Fenerich. 2. Ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.