Le Viagem pela Amazônia no cinema comtemporâneo
um olhar existente?
DOI:
https://doi.org/10.14393/TES-v3n1-2020-57149Palabras clave:
Cinema, Estética, Amazônia (representação), Exotismo, PaisagemResumen
Neste artigo, nós examinaremos as questões da reprodução de um olhar exotisante no imaginário da viagem na América latina. À partir de dois filmes de ficção que abordam as expedições na Amazônia, no caso A Cidade Perdida de Z (James Gray, 2015) e O Abraço da Serpente (Ciro Guerra, 2014), inicialmente nós iremos abordar o distanciamento entre espectador e paisagem representada, e a sua relação com um discuso de exotismo. Em seguida, nós argumentamos que a figuração dos distúrbios do olhar podem introduzir, paradoxalmente, uma integração sensível dos corpos pelo espaço atravessado.
Descargas
Citas
AUMONT, J. Fictions filmiques: comment (et pourquoi) le cinéma raconte des histoires. Paris: Librairie philosophique J. Vrin, 2018. 180 p.
BRANDÃO, A. S. Viagens, passagens, errâncias: notas sobre certo cinema latino-americano na virada do século XXI. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, São Paulo, vol. 1, no. 1, pp. 73-98, jun. 2012.
BREITMAN, E. Queer Futurity and Hybridity in Arrival and Embrace of the Serpent. 2019. 133 f. Thèse (Doctorat en Études de genre). University of Colorado Boulder, Boulder, 2019.
CAMELIN, S.; JUNGEN, C.; MASSARD-VINCENT, J. Portraits. Esquisses anthropographiques. Paris: Éditions Petra, 2011. 288 p.
CORRIGAN, T. Genre, Gender and Hysteria: The Road Movie in Outer Space. In: Timothy CORRIGAN (org.). A cinema without walls: movies and culture after Vietnam. Londres: Routledge, 1991, pp. 137-160.
Centre National de Ressources Textuelles et Lexicales – CNRTL. Disponible sur: https://www.cnrtl.fr/. Consulté le 5 septembre 2020.
ECHEVARRÍA, R. G. Myth and Archive: A Theory of Latin American Narrative. Durham: Duke University Press Books, 1998. 272 p.
EL KHACHAB, W. Le road movie interculturel comme voyage mystique: Le voyage de Fernando Solanas. Cinémas : revue d’études cinématographiques / Cinémas: Journal of Film Studies. Montréal, vol. 18, no. 2–3, pp. 123-142, printemps 2008.
EVERETT, W. Lost in Transition? The European Road Movie, or A Genre “adrift in the cosmos ”. Literature/Film Quarterly, vol. 37, no. 3, pp. 165–175, 2009.
GARIBOTTO, V.; PÉREZ, J. (eds.). The Latin American Road Movie. New York: Palgrave Macmillan, 2016. 282 p.
LEFEBVRE, M. Landscape and Film. Londres : Routledge, 2007. 396 p.
PRATT, M. L. Imperial Eyes: Travel Writing and Transculturation. Londres: Routledge, 2007. 296 p.
SHOHAT, E.; STAM, R. Unthinking Eurocentrism: Multiculturalism and the Media. New York: Psychology Press, 1994. 436 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.