Entre o ciberespaço e o Direito
A in(existência) legal do crime de Phishing em Angola
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-52.1.2024.80545.3-28Palavras-chave:
Phishing, Código Penal Angolano, Crimes Informáticos, Enquadramento Jurídico-Penal, Política CriminalResumo
O artigo em tela tem como objeto de estudo o enquadramento jurídico-penal do Phishing no ordenamento criminal angolano, analisando as formas pelas quais essa prática pode ser sancionada, mesmo na ausência de uma tipificação penal autónoma. A pesquisa busca responder à questão: de que forma o ordenamento jurídico-penal angolano pode enquadrar e sancionar as condutas típicas do Phishing, mesmo na ausência de uma tipificação penal específica?. O principal objetivo consiste em identificar os tipos legais existentes que abrangem comportamentos associados a esse fenómeno e propor um modelo penal específico para o seu tratamento. Este estudo adoptou uma metodologia qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, baseada na análise bibliográfica. Os resultados indicam que o Phishing pode ser enquadrado em crimes como falsidade informática, burla nas comunicações, acesso ilegítimo e dano em dados informáticos, previstos no Código Penal Angolano. Concluiu-se que, embora existam mecanismos normativos suficientes para punir tais condutas, é necessária a criação de um tipo penal autónomo de Phishing, definido como a prática fraudulenta de obtenção de dados pessoais, bancários ou sensíveis mediante manipulação digital e engenharia social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.





