O Cumprimento da Pena por Idosos em tempos de Pandemia
um debate à luz da tutela dos Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-v49n2a2021-62322Palavras-chave:
Direitos humanos, Idoso encarcerado, VulnerabilidadeResumo
A presente pesquisa discorre sobre a realidade da população idosa encarcerada, quanto aos seus direitos constitucionais garantidores de dignidade humana, diplomas normativos internos e externos de proteção; a condição do preso nessa faixa etária dentro do sistema penitenciário e o significado desse envelhecimento. Tem como objetivo investigar as condições das prisões brasileiras para abrigar grupo de idosos e se as normas protetivas do idoso conseguem ser aplicadas em sede prisional, principalmente durante a pandemia do COVID-19. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi usada uma abordagem indutiva diante de um cenário com poucos censos demográficos, elaborando de forma qualitativa uma revisão de literatura descritiva a partir de fontes primárias e secundárias, com base na técnica monográfica. Como resultados, este estudo evidenciou que, apesar do envelhecimento da população brasileira ser notório, ainda não há a preocupação necessária em relação a esse grupo etário dentro dos estabelecimentos prisionais. Faltam políticas públicas de prevenção, manutenção e ressocialização de grupo. Além disso, restou concluído que há necessidade de maiores estudos sobre o assunto, com uma visão interdisciplinar e igualitária, principalmente nesse momento de pandemia, onde estão sendo desrespeitados vários direitos das pessoas idosas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.