Realidades adaptadas

perspectiva dialética entre o homem e a inteligência artificial nas relações de trabalho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-50.1.2022.63597.207-228

Palabras clave:

Inteligência Artificial, Direitos Humanos, Relações de Trabalho, Tecnologias, Pandemia

Resumen

A inteligência artificial (IA) possui um poder único, de ablaquear o potencial humano de melhoria de resultados que as ferramentas tradicionais não são capazes de fazer. A pandemia serviu para evidenciar que a implementação de tecnologias disruptivas nas relações de trabalho é um caminho irreversível, sobre o qual se faz necessário uma reflexão madura e complexa sobre a relação do homem e essa tecnologia que está transformando cada vez mais as relações de trabalho, incentivando as capacidades humanas e proporcionando a construção de novas realidades. Atualmente a inteligência artificial promove uma diversidade de tecnologias convencionais que estão tendo um impacto substancial na vida cotidiana, neste contexto, é preciso voltar a atenção a observância dos direitos humanos nas relações de trabalho, que estão sendo impactadas pela IA. Com uma rápida visão histórica, é possível diagnosticarmos que a humanidade é uma constante dialética semiótica, numa busca esperançosa de um futuro melhor. Nesse cenário, novas formas de trabalho foram criadas enquanto que outras foram extintas, reformuladas ou adaptadas, em especial durante o período da pandemia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ulisses Juliano, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestrando em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-graduado em Direito Processual Civil pelo IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público; e em Inteligência Artificial e Marchine Learning. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Projeção. Coordenador do Grupo de Pesquisa "Relações de Trabalho e Tecnologias Disruptivas" - Faculdades Integradas UPIS. Membro da Escola de Processo da Unisinos e do Grupo de Pesquisa "Novas Tecnologias, Processo e Relações de Trabalho", da PUCRS. Advogado. Professor Universitário na Graduação e Pós-Graduação Membro da Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF.

Publicado

2022-12-16

Cómo citar

Juliano, U. (2022). Realidades adaptadas: perspectiva dialética entre o homem e a inteligência artificial nas relações de trabalho. Revista De La Facultad De Derecho De La Universidad Federal De Uberlândia, 50(1), 207–228. https://doi.org/10.14393/RFADIR-50.1.2022.63597.207-228