Green Bonds

Relevância perante o Meio Ambiente e a Governança Corporativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-50.1.2022.60819.408-427

Palabras clave:

sustentabilidade, responsabilidade social, títulos verdes, regulação

Resumen

A responsabilidade social, aliada à governança corporativa, proporciona diversas possibilidades e reflexões para os vários atores envolvidos no cenário econômico, social e jurídico, uma vez que implica o compromisso dos negócios de contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável. Tem como ponto base o aprofundamento diante da responsabilidade social que implica um comportamento ético e transparente, que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. Assim, a pretensão do artigo é analisar e conhecer a relação da governança corporativa com a responsabilidade social e com o meio ambiente, especialmente no contexto dos títulos verdes ou green bonds na regulação brasileira. Por fim, é importante verificar o potencial do mercado brasileiro para títulos verdes no agronegócio, na energia renovável e no saneamento. Essas questões abordadas e a temática citada é de suma importância para um desenvolvimento dos incentivos ambientais atrelados a economia, mostrando que ambos podem caminhar em consonância para o bem-estar maior da população tanto quanto a saúde ambiental e econômica. Diante destes cenários, o desenvolvimento de dados de pesquisa encontra-se em andamento para a possibilidade de um aprofundamento técnico mais objetivo, buscando citar não apenas o Brasil, mas sim a esfera mundial do tema abordado, seus impactos, rendimentos, implementações, investidores e possível crescimento.

Palavras-chave: sustentabilidade, responsabilidade social, títulos verdes, regulação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giovana Cristina da Silva Pereira, Universidade São Francisco

Bolsista de Iniciação Científica e graduanda em Direito pela Universidade São Francisco/SP.

Lais Greice Alves Amaral, Universidade São Francisco

Bolsista de Iniciação Científica e graduanda em Direito pela Universidade São Francisco/SP.

Narrylle Pereira da Silva, Universidade São Francisco

Bolsista de Iniciação Científica e graduanda em Direito pela Universidade São Francisco/SP.

Gabrielle Jacobi Kölling, Universidade São Francisco

Doutora em Direito Público, professora titular na Universidade Municipal de São Caetano do Sul/SP (USCS) e professora do Programa de Pós-graduação em Direito – Mestrado do Complexo de Ensino Renato Saraiva/Recife (CERS).

Publicado

2022-12-16

Cómo citar

Cristina da Silva Pereira, G., Alves Amaral, L. G., Pereira da Silva, N., & Jacobi Kölling, G. (2022). Green Bonds: Relevância perante o Meio Ambiente e a Governança Corporativa. Revista De La Facultad De Derecho De La Universidad Federal De Uberlândia, 50(1), 408–427. https://doi.org/10.14393/RFADIR-50.1.2022.60819.408-427