Teoria do Estado e Globalização
Pesquisa em Movimento para a Crítica da Dogmática
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-v41n1a2013-18597Palabras clave:
Teoria do Estado, Estado Nação, Globalização, Ensino JurídicoResumen
Este artigo trata das formas de compreensão, noções e conceitos utilizados para o conhecimento do Estado no ensino do Direito no Brasil, observados na obra de autores e textos doutrinários tradicionais na disciplina Teoria Geral do Estado (Ciência Política), como descrita pelo Ministério de Educação -MEC. A partir de problemas apontados na formação acadêmica do estudante de Direito, aborda consequências da adoção acrítica de "conceitos zumbis", carregados de conteúdos ideológicos e centrados em concepções de Estado e "instituições-casca" inadequadas à realidade das transformações ocorridas no Estado, durante o século XXI. Propõe uma revisão metodológica da Teoria do Estado a partir da crítica do nacionalismo metodológico e da perspectiva do Estado-nação, conforme abordagens de Ulrich Beck e Anthony Giddens.
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